TEMAS GERAIS

Toplessaço reúne musas e chama atenção na Praia de Ipanema, Rio

Esse ano, concurso foi destinado a quem fez reconstrução dos seios.

Em 24/01/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Musas de topless chamaram atenção de quem curtia a Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, no início da tarde deste domingo (24), durante a terceira edição do Toplessaço – a primeira aconteceu em dezembro de 2013 e a segunda em janeiro de 2015.

A edição deste ano homenageou as vencedoras do concurso Musa Topless Cor de Rosa, organizado pelo movimento Topless in Rio, destinado a mulheres que fizeram reconstrução dos seios em decorrência do câncer de mama. A iniciativa tem a parceria da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).

As nome das vencedoras foram divulgados na última sexta-feira (22): Eliane Canegal, de 42 anos, escolhida pelo júri técnico, e Carol Sanovicz, de 26, escolhida pela votação popular.

Com o slogan “Ninguém merece viver sem peito”, o concurso se propôs a informar e estimular as mulheres com câncer de mama para a reconstrução dos seios após enfrentarem a doença.

Movimento surgiu em 2013
Criado em 2013, o movimento Topless in Rio prega a maior liberdade para o corpo da mulher, o fim de todo tipo de preconceito e mais acessibilidade nas praias cariocas. O evento Toplessaço faz parte da ideia de se criar na cidade ações que imprimam mais naturalidade ao corpo como, no caso, pegar sol nos seios.Longo tratamento
Eliane Canegal passou por 11 cirurgias, 60 sessões de quimioterapia e radioterapia ao longo do tratamento de combate ao câncer de mama. Ela foi a mais votada pelo júri formado pelo ator Thiago Lacerda, os fotógrafos Jorge Bispo e Antônio Guerreiro, a cantora Júlia Bosco, o artista plástico Martin Ogolter e os jornalistas Cassiano Elek e Caio Barbosa, além da musa do ano passado, Natahe Iamayá.

“Eu tive câncer de mama aos 30 anos em 2004, cheguei a ouvir de médicos que eu tinha poucas chances de sobrevivência. Passei pela quimioterapia e radio. Em 2007 tive câncer novamente, depois de engravidar do meu segundo filho, e disseram que eu ficaria estéril, e tive que fazer mastectomia radical. Foi um período difícil de sofrimento, mas também de muita vontade de viver”, afirmou Eliane.

Conscientização
Carol Sanovicz, a outra musa do Toplessaço, descobriu no ano passado que tinha câncer de mama em um dos seios. Ela tomou a difícil decisão de fazer mastectomia bilateral total para evitar que a doença voltasse no futuro. A jovem fez a reconstrução imediata dos seios, passou por sessões de quimioterapia, que acabaram este mês, e lançou um canal no You Tube no qual aborda o tema. Ela teve mais de mil “likes” no instagram do concurso, @toplessinrio, que contabilizou os votos populares.