TEMAS GERAIS

Trabalhadores Aquaviários fazem manifesto hoje em Vitória

.A principal reivindicação dos trabalhadores é por melhorias nas condições de trabalho.

Em 09/12/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Grupo Memoria Capixaba – Fábio Pirajá

O sindicato promete uma manifestação pacífica, mas desta vez reunirá mais  trabalhadores para mostrar a força da categoria.

Nesta quarta-feira (09), a partir das 13h, em frente à Assembleia Legislativa, o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Aquaviário do ES (Aquasind)  promete reunir um grupo grande de profissionais em uma segunda rodada de manifestação reivindicando mais atenção dos órgãos competentes, da Justiça e da Sociedade. De lá, eles seguem para a TRT-ES e Capitania dos Portos.

.A principal reivindicação é por melhorias nas condições de trabalho. Hoje a categoria pratica jornadas desgastantes e irregulares (já que não têm amparo legal na legislação vigente ou norma coletiva), de até 72 horas ininterruptas e com equipes reduzidas (com até 3 tripulantes quando o necessário seriam no mínimo 6 para revezamento de atividades). Esta combinação propicia acidentes como o que aconteceu recentemente em Guarapari, quando um rebocador naufragou e três tripulantes foram lançados ao mar, um deles perdeu a vida. A embarcação até hoje não foi encontrada.

O sindicato promete uma manifestação pacífica, mas desta vez reunirá mais  trabalhadores para mostrar a força da categoria. Eles preparam também uma greve no setor, assim como aconteceu recentemente no Rio Grande do Sul, onde depois de quatro dias de paralisação geral Sindicatos laboral e patronal chegaram a um acordo.

O segmento marítimo tem grande importância na economia capixaba. A movimentação portuária do ES corresponde a 7,63% das importações e 10% das exportações brasileiras. (Por Priscila Norbim - Iá! Comunicação)