TEMAS GERAIS

Trabalhadores são soterrados após queda de barranco, no interior do ES

Uma testemunha contou que buraco de dois metros foi cavado para resgate. O fato ocorreu em São Roque do Canaã.

Em 09/01/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Dois trabalhadores foram soterrados depois que um barranco cedeu, na manhã desta quinta-feira (8), em São Roque do Canaã, na região Noroeste do Espírito Santo. Testemunhas contaram que os homens, de 65 e 55 anos, atuavam nas obras de construção em um loteamento localizado no bairro Vila Espanhola. Porém, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do município, o loteamento não possuía alvará e, por isso, estava irregular. Uma das vítimas está internada em estado grave.

Ainda segundo testemunhas, o caso aconteceu por volta das 10h30, na parte mais alta do terreno. As duas vítimas foram resgatada por populares. O trabalhador autônomo Lacir Barbosa, que ajudou no resgate, contou o que viu. "A máquina estava cavando, segundo o [rapaz] que estava na máquina, e de repente o barranco deslizou em cima dos funcionários amigos dele, que estavam trabalhando", explicou.

Ainda de acordo com ele, os homens chegaram a ficar sob dois metros de terra. "Chegamos lá e eles estavam soterrados. Metemos a mão para tentar salvar alguém. O primeiro a sair estava bem machucado, o rosto sangrando. A ambulância veio e levou eles", relembrou. Os dois foram levados para um hospital da região.

O secretário de Meio Ambiente da cidade, Hugo Roldi Guariz, alertou para o fato de o loteamento não possuir autorização para construção. "A obra iniciou sem nenhuma licença, autorização ou alvará. Quando ela iniciou, já totalmente irregular, nós recebemos denúncia, e com a apoio da Polícia Ambiental, nós fomos ao local. Com a verificação dessa obra totalmente irregular e já iniciada, houve o embargo da obra e o processo foi direcionado para o Ministério Público", relatou.

Questionado se a prefeitura enviou algum tipo de notificação, o secretário disse que não sabia responder. "Não sei. Da minha secretaria não partiu nenhuma documentação, porque essa questão de fiscalização dos serviços urbanos requer um fiscal de serviços urbanos, que está  localizado na Secretaria Municipal de Obras", disse.

A reportagem tentou entrar em contato com a Secretaria de Obras da cidade, mas não conseguiu contato. A equipe também conversou com o fiscal da obra, que não quis falar sobre o assunto. A empresa responsável pelos trabalhos também foi procurada, mas não atendeu às ligações. Entre as vítimas, um dos feridos já recebeu alta. O outro homem, de 65 anos, ainda continua internado em estado grave.

Fonte: G1-Espírito Santo