TEMAS GERAIS

Trabalho de resgate de animais silvestres segue a todo vapor

Sagui da cara branca foi encontrado com ferimentos após cair de rede de alta-tensão.

Em 21/02/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

As equipes de resgate de animais silvestres da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) recebem todos os dias chamados para salvamento de diversos bichos, encontrados nos mais inusitados locais.

O trabalho mais recente foi nesta quarta (21), quando foi resgatada uma cobra jiboia de 1,5 metro que estava escondida no estacionamento de um restaurante ao lado da agência do Bradesco na Reta da Penha, área central da capital.

O resgate de uma cobra desse porte acabou chamando a atenção de muitos curiosos que acompanharam o trabalho do agente de Proteção Ambiental Luciano de Assis. "Por maior que seja a discrição que tentamos impor em um trabalho de resgate em área urbana, uma cobra localizada nas proximidades da Reta da Penha acaba chamando a atenção de quem passa pelo local", destacou.

O animal estava em ótimas condições e foi liberado no Parque Municipal Vale do Mulembá, que abrange os bairros Joana D'Arc, Resistência, Conquista, Nova Palestina, Redenção, São José, Tabuazeiro e São Cristóvão.

Desde o último dia 15, foram cinco resgates. As equipes resgataram um filhote de Bem-te-vi; uma outra jiboia, desta vez encontrada no quintal de uma residência no bairro Fradinhos; um gambá adulto localizado em São Pedro I; e um sagui da cara branca que estava com ferimentos graves por ter caído em fios de alta-tensão no bairro Consolação, sendo encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama.

Avaliação

Todos os animais silvestres que são resgatados em áreas urbanas são avaliados e, se estiverem em condições saudáveis, são soltos em parques naturais administrados pela Semmam, como o Parque da Fonte Grande e o Parque Mulembá. Quando necessitam de cuidados especiais, são entregues ao Cetas para tratamento e recuperação.

Celular

As pessoas que localizarem animais silvestres nas ruas, parques, praças, residências e outros espaços podem ligar para o número (27) 99724-2788, que fica disponível 24 horas por dia - durante toda a semana - exclusivamente para o trabalho de recolhimento. Para o pedido de resgate, os cidadãos podem, inclusive, usar o aplicativo WhatsApp.

"A pessoa que encontrar um animal silvestre em qualquer lugar liga e passa as informações onde o animal está e, imediatamente, uma equipe, por terra ou mar, irá até o local para fazer o recolhimento dele. Após examinado pela equipe veterinária da Semmam, ele será devolvido ao seu habitat natural ou, se forem necessários os cuidados especiais, é encaminhado para o Cetas", destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouian.