TEMAS GERAIS

Trecho mineiro do rio São Francisco recebe repovoamento de peixes.

A iniciativa, da Codevasf, visa repovoar o estoque pesqueiro.

Em 12/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Mais de 300 mil alevinos foram lançados em rios e lagos dos principais afluentes diretos do trecho mineiro do rio São Francisco, neste ano. A iniciativa, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), visa repovoar o estoque pesqueiro.

Nesta quinta-feira (12), 20 mil novos alevinos das espécies curimatã pacu, piau verdadeiro e matrinxã foram lançados em Ponte do São Leão, no município de Piumhi.

“O rio São Francisco significa vida; não só a minha, mas a de muitos. Então, a importância é devolver esse peixe e povoar o rio, senão não vamos mais ver um peixe de água corrente, como dourado, matrinxã, pintado, tudo peixe nosso aqui”, afirma o pescador Edilson Almeida Oliveira.

Os alevinos utilizados no repovoamento em Piumhi foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias.

“A gente faz a recomposição da ictiofauna dos rios pensando na melhoria da biodiversidade das espécies de peixes nativas presentes na bacia e, também, vislumbrando a melhoria do estoque pesqueiro presente nos cursos d'água dos rios”, explica o biólogo Edson Vieira Sampaio, chefe do Centro Integrado.

Em Piumhi, a atividade é fruto de uma parceria da Codevasf com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Em 2015, a Codevasf já registra mais de 1,2 milhão de alevinos produzidos nos Centros Integrados de Três Marias e Gorutuba. Ao todo, foram realizados 12 peixamentos.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Codevasf