SAÚDE

Três coisas que você precisa saber sobre gripe canina.

Conhecida como Tosse dos Canis, e tecnicamente como Doença Infecciosa Respiratória Canina.

Em 21/07/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A gripe canina acomete desde filhotes até cães idosos. O contágio pode acontecer em qualquer época do ano, pelo ar ou por meio do contato direto com outros cães e em lugares onde há muitos animais, como parques, praças, pet shops, e até em um simples passeio na rua.

Conheça mais sobre a doença, tratamento e como evitá-la:

1- Assim como nos humanos, os sintomas normalmente começam com uma tosse, geralmente seca, forte e persistente, que pode ser agravada após algum esforço físico, causando dificuldades respiratórias e ânsia de vômito. “Muitos proprietários relatam que o animal parece estar engasgado”, conta Alexandre Merlo, gerente técnico da Zoetis. Outros indícios podem ser febre, perda de apetite e apatia. Ao notar esses sintomas, o recomendável é levar o cãozinho ao veterinário.

2- Uma gripe canina que não foi bem cuidada pode evoluir para um quadro clínico de pneumonia, por isso ela deve ser combatida rapidamente com apoio do seu médico veterinário.

3- Algumas formas de prevenção da gripe canina são semelhantes aos cuidados tomados para evitar a gripe humana. É preciso deixar o cão longe do frio, mantê-lo em local coberto e sem correntes de vento, acomodá-lo em camas, casas, oferecer mantas e vaciná-lo. “A vacinação é uma aliada importante para proteger o animal da gripe não só durante o inverno. É fundamental imunizá-lo precocemente, a partir dos dois meses de idade, antes que ele entre em contato com os agentes causadores da enfermidade”, afirma Alexandre.

A Zoetis, líder global em saúde animal, possui diferentes vacinas que auxiliam na proteção contra a gripe canina. Uma delas é a BronchiGuard®, vacina injetável, que pode ser implementada nos programas de imunização. “O cão pode ser protegido ainda filhote, a partir da 8ª semana de vida, sendo a primeira vacinação composta de duas doses, com intervalo de duas a quatro semanas. Essa proteção deve ser reforçada anualmente, em dose única. Monovalente, a vacina age contra o principal agente causador da gripe canina, a bactéria Bordetella bronchiseptica. Outra opção que oferecida pela Zoetis é a Bronchi-Shield III: vacina intranasal, composta por três agentes envolvidos na gripe canina e que dispensa o uso de agulhas, ideal para a vacinação de filhotes. É indolor e uma alternativa excelente quando uma rápida proteção é necessária ao animal”, explica Fabiana Avelar, Gerente de Produto da Zoetis.

Fonte: Zoetis