TEMAS GERAIS

Três obras de Niemeyer no RJ e em SP são tombadas pelo Iphan.

Obras são MAC e Passarela do Samba, no RJ e edificações do Ibirapuera.

Em 07/05/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) decidiu, nesta sexta (6) incluir o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, o Conjunto de edificações projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer para o Parque do Ibirapuera (SP) e a Passarela do Samba do Rio de Janeiro no Conjunto da Obra de Oscar Niemeyer, tombado pelo instituto em 2007.

Os três bens complementam a relação, encaminhada pelo próprio Oscar Niemeyer, de 24 monumentos protegidos como patrimônio cultural brasileiro em homenagem ao seu centenário, há nove anos. A decisão do conselho foi tomada por unanimidade.

Os bens tombados estão sujeitos à fiscalização realizada pelo Instituto para verificar suas condições de conservação, e qualquer intervenção nesses bens deve ser previamente autorizada.

Segundo post no site do instituto, a 82ª reunião ocorreu no Palácio Gustavo Capanema, no Centro do Rio de Janeiro, e foi marcada pela comemoração dos 80 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No encontro também foi apresentado o balanço e evolução da política de tombamento no Brasil. Esteve presente na reunião, além da presidenta do Iphan, Jurema Machado, e dos membros do Conselho, o presidente da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), Jorge Castanheiras. Castanheiras agradeceu ao Iphan o apoio e lembrou que foi possível demonstrar ao próprio arquiteto, ainda em vida, a importância da Passarela do Samba para a comunidade.

O processo de tombamento do conjunto da obra de Oscar Niemeyer decorre de uma relação encaminhada pelo próprio arquiteto ao então Secretário-Executivo do Ministério da Cultura e atual Ministro da Cultura, Juca Ferreira, em 12 de julho de 2007, contendo uma relação de 28 obras que o arquiteto gostaria que fossem tombadas.  O envio da correspondência foi motivado por visita do então Ministro da Cultura, Gilberto Gil, ao escritório do arquiteto que, em 15 de dezembro 2007 completaria 100 anos de vida.

 

No Museu de Arte Contemporânea, em Niterói (RJ), Niemeyer aproveitou a localização, na beira do mar, para embelezar a construção (Foto: Alexandre Durão/G1)
Museu de Arte Contemporânea é um dos principais pontos turísticos de Niterói (Foto: Alexandre Durão/G1)

 

Entrada do Auditório Ibirapuera (Foto: Raul Zito/G1)
Entrada do Auditório Ibirapuera, em São Paulo (Foto: Raul Zito/G1)

Fonte:G1