POLÍTICA INTERNACIONAL

Trump não eximirá países das novas taxas sobre aço e alumínio

O que o presidente anunciou são tarifas gerais, de 25% para o aço e 10% para o alumínio.

Em 02/03/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O anúncio feito hoje pelo presidente Donald Trump de que os Estados Unidos irão impor uma nova taxa para importações de aço e alumínio terão abrangência geral e não contemplará exceções para nenhum país, mas apenas para certas "situações" particulares, afirmou nesta sexta-feira a Casa Branca. A informação é da EFE *.

"O que o presidente anunciou são tarifas gerais, de 25% para o aço e 10% para o alumínio, sem excluir nenhum país", disse um alto funcionário da governo americano, que pediu anonimato, em entrevista coletiva telefônica.

"Haverá um processo de exceções mas não em termos de países, mas de possíveis situações que possam surgir", acrescentou a fonte, sem dar mais detalhes.

Brasil 

O Brasil é um grande exportador de aço para o mercado americano e, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), a restrição comercial imposta por Trump ao aço e alumínio afetará as exportações nacionais de ambos os produtos e pode resultar em uma contestação brasileira da medida nos organismos internacionais.

Em nota oficial, o MDIC informou que o governo brasileiro espera chegar a um acordo com os EUA para evitar a aplicação das tarifas, mas caso isso não seja possível, o país pode questionar a elevação das tarifas em foros globais. “O governo brasileiro não descarta eventuais ações complementares, no âmbito multilateral e bilateral, para preservar seus interesses nesse caso concreto”, disse o ministério.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados/EFE.

Imagem: EFE/Arquivo