TEMAS GERAIS

Trump se defende após críticas a comentário sobre imigrantes

Presidente americano chamou imigrantes ilegais de animais.

Em 18/05/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O presidente americano Donald Trump se defendeu nesta sexta-feira (18) sobre um comentário que fez sobre imigrantes durante uma reunião na quarta, dizendo que se referia a membros de uma gangue. Nesta quinta, a imprensa americana e as agências de notícias reportaram que Trump teria chamado imigrantes ilegais de "animais".

"A mídia de notícias falsas me citou chamando imigrantes, ou imigrantes ilegais, de 'animais'. Errado! Eles foram forçados a retirar as matérias a contragosto. Me referi a membros da gangue MS 13 como 'animais', uma grande diferença - e tão verdade. Notícias falsas deram errado de propósito, como sempre!", postou Trump no Twitter.

O comentário foi feito durante um debate sobre os municípios da Califórnia que se negam a cooperar com o ICE, o serviço central de controle migratório do governo federal, chamados "santuários".

Gangue

A gangue de origem salvadorenha MS-13, abreviação de Mara Salvatrucha, é uma gangue de origem salvadorenha que nasceu nas ruas de Los Angeles na década de 1980 e tem atualmente quase 10 mil membros nos Estados Unidos. O grupo também atua em El Salvador, Honduras e Guatemala.

MS significa 'Mara Salvatrucha', uma combinação das palavras Mara ("gangue"), Salva ("Salvador") e trucha ("malandros da rua"). Já o número 13 representa a posição da letra M no alfabeto, de acordo com a BBC.

De acordo com o FBI, a polícia federal americana, a MS-13 já está presente em 46 Estados americanos.

(Foto: Jim Watson/AFP)