EDUCAÇÃO

Ufes apura votos para escolha de reitor.

Resultado de pesquisa eleitoral será conhecido nesta quarta-feira (7).

Em 07/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) começou a apurar os votos do segundo turno da pesquisa eleitoral na manhã desta quarta-feira (7). A votação aconteceu nesta terça-feira (6) em todos os campi da universidade. O resultado será encaminhado para o Ministério da Educação, que pode nomear ou não o candidato mais votado. Acompanhe aqui a apuração.

Participam da disputa no segundo turno da pesquisa a chapa 1, dos professores Gláucia Abreu e Sávio Queiroz; e a chapa 3, dos professores Reinaldo Centoducatte  e Ethel Maciel.

De acordo com a Comissão Coordenadora da Pesquisa (CPP), o resultado deve ser anunciado por volta das 18h, após a apuração de todas as urnas. Ainda em outubro, a comissão vai enviar o resultado final da pesquisa para os conselhos superiores da universidade.

Apesar da pesquisa mostrar os candidatos escolhidos pela comunidade acadêmica, a responsabilidade de nomear o reitor e vice-reitor da universidade para os próximos quatro anos é do Ministério da Educação.

Por se tratar de um cargo de livre-nomeação, o ministro poderá escolher entre qualquer candidato ou até mesmo optar por algum que não esteja nesta lista. Na maioria dos casos, o ministro leva em consideração o resultado da pesquisa.

Números
O primeiro turno da pesquisa eleitoral aconteceu no dia 22 de setembro. Compareceram às urnas 5.785 estudantes, 1.213 professores e 1.578 técnico-administrativo.

A Chapa 1 "Dialogar e Avançar", formada por Gláucia Rodrigues de Abreu e Sávio Silveira de Queiroz, ficou com 29,9% dos votos. Já a Chapa 3 "Somos mais Ufes", composta por Reinaldo Centoducatte e Ethel Maciel, recebeu 41,9%.

A Chapa 2 "Por uma outra Ufes", representada por Marcel Olivier e Aloísio Falqueto, recebeu 25,1% dos votos e foi eliminada do processo. Os votos brancos e nulos ficou com 3,1%.

A Chapa 3, que recebeu a maior parte dos votos, só poderia ter vencido a pesquisa no primeiro turno se a soma dos votos das outras duas concorrentes fosse inferior a dela.

Fonte: G1-ES