TEMAS GERAIS

Um acidente de trabalho ocorre a cada 50 minutos no ES

Especialista destaca que construção civil é a área mais propícia a acidentes.

Em 26/06/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Divulgação

A cada 50 minutos é registrado um acidente de trabalho no Espírito Santo. A estimativa é de um levantamento do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do Ministério do Trabalho (MPT), que também apontou que no estado ocorre uma morte a cada seis dias. Os dados se referem ao ano de 2017, e outra informação é que foram contabilizados 10.422 acidentes e 54 mortes no local de trabalho.

A lei n°8.213/91 destaca como acidente de trabalho tudo que acontece em exercício de trabalho ou a serviço de empresa ou empregador doméstico, causando lesão corporal ou perturbação funcional que ocasione morte, perda ou redução, permanente ou temporária que atrapalhe o trabalho.

O técnico em Segurança do Trabalho e Gerente Operacional da Provider, Deyvd Soares, destaca o setor que possui mais acidentes no estado. “Hoje, a categoria que tem altos índices de acidentes é a construção civil. Alguns fatores que envolve a classe como baixo grau de escolaridade, questões culturais e consumo de bebidas alcóolicas antes do horário de serviço contribuem para que muitos funcionários se acidentem”, relatou.

O especialista também comenta que conscientizar os funcionários e investir em capacitação são itens de máxima importância. “O treinamento para o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), e a cobrança do uso dos mesmos são essenciais por parte das empresas. Além do acompanhamento das atividades nos locais de trabalho”.

A projeção de óbitos em 2018 é preocupante, aponta Deyvd Soares. De 54 mortes em 2017, saltou para 98 em 2018. Um aumento de mais de 80%. “É mais que necessário promover a cultura de prevenção dentro das empresas”.