TEMAS GERAIS

Um em cada quatro trabalhadores pretende investir o 13º salário

Segunda parcela do benefício deve ser paga até o dia 20 de dezembro.

Em 16/12/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: News Rondonia - Reprodução

Ainda dá tempo de investir o 13.º salário. Até o dia 20 de dezembro será paga a segunda parcela do benefício para trabalhadores com vínculo empregatício, aposentados e pensionistas. Praticamente um em cada quatro trabalhadores está pensando em investir o 13º salário, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Para o levantamento, foram entrevistados 600 trabalhadores que recebem 13º salário nas 27 capitais do País.

Apesar de 32% brasileiros dizerem que vão gastar ao menos parte desse dinheiro extra para adquirir presentes de Natal, 24% tem a intenção de poupar ou investir esses recursos. Ainda há os que vão destinar o dinheiro extra para as comemorações de Natal e Ano Novo (22%); e outros no pagamento de dívidas em atraso (15%). Há ainda 15% que vão priorizar o pagamento de contas básicas, como água e luz, por exemplo e, 14% pretendem viajar.

Para essa parcela da população que pretende investir o valor, uma boa opção é fazer uma reserva de emergência para as despesas de início de ano com tributos e educação. Quem investe hoje visando suportar os gastos da entrada de 2020, evita a necessidade de fazer um empréstimo ou entrar no cheque especial, além de garantir rentabilidade.

“Diversificar os investimentos de acordo com as necessidades é uma das dicas dos especialistas em educação financeira. Para começar o ano com o pé direito e se tornar um investidor, o ideal é fazer uma reserva de emergência e aplicar em produtos de curto prazo”, explica o gerente de produtos financeiros, Renato Negrão. (Com informações da Agência Inova.etc)