TEMAS GERAIS

União Europeia decide suspender as Farc de lista de terrorismo.

EUA estudam tirar guerrilha de sua lista de terroristas.

Em 26/09/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A União Europeia decidiu suspender a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc )de sua lista de organizações terroristas, anunciou nesta segunda-feira (26) a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, horas antes da assinatura dos acordos de paz na Colômbia.

O governo colombiano e as Farc assinam na tarde desta segunda-feira o histórico acordo de paz que foi anunciado em 24 de agosto, após quase quatro anos de negociações em Cuba. A cerimônia contará com a presença de chefes de Estado da região, assim como o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o secretário de Estado americano, John Kerry. Para entrar em vigor, o acordo deve ser aprovado em um plebiscito convocado para 2 de outubro. As pesquisas mais recentes indicam a vitória do 'Sim'."Esta decisão terá pleno efeito uma vez seja assinado o acordo de paz", declarou Mogherini em um comunicado.

Os Estados Unidos estudam tomar a mesma medida, de acordo com o Kerry. O secretário disse nesta segunda que os EUA ainda não estão prontos para retirar as Farc de sua lista de organizações terroristas, mas que irá analisar o assunto à medida que o acordo de paz com o governo colombiano seja implementado.

Estamos claramente preparados para analisar e fazer juízos sobre isso à medida que os fatos surgem", afirmou Kerry aos repórteres durante uma visita a Cartagena.

"Estamos claramente preparados para analisar e fazer juízos sobre isso à medida que os fatos surgem", afirmou Kerry aos repórteres durante uma visita a Cartagena, na Colômbia, para a assinatura do acordo de paz entre o governo colombiano e o grupo rebelde para encerrar 52 anos de guerra.

Kerry disse que o processo poderá avançar rapidamente se os rebeldes aderirem aos termos do pacto. "Acho que saberemos muito rapidamente", declarou. "Estamos profundamente comprometidos com o sucesso. Não queremos deixar as pessoas em uma lista se elas não pertencerem a uma lista."

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, pediu aos EUA que retirem as Farc de sua lista de terroristas depois de duas décadas.

Fonte: g1-SP