CIDADE

Unidades de saúde em Vitória funcionam com horário estendido

Para ampliar o acesso e atender também aquelas que trabalham o dia todo.

Em 06/11/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Diego Alves - Secom/PMV

Para ampliar o acesso das pessoas aos serviços de saúde e atender também aquelas que trabalham o dia todo, cinco das 29 unidades de saúde em Vitória funcionam com horário estendido: Jabour, até 19 horas; Jardim Camburi, até 21 horas; Jardim da Penha, até 20 horas; Maria Ortiz, até 20 horas; e Maruípe, até 21 horas.

Nos horários estendidos, as unidades oferecem consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, dispensação de medicamentos e aferições de pressão arterial e glicêmica, além de atividades de educação em saúde.

Para a secretária de Saúde de Vitória, Cátia Lisboa, essa medida representa mais qualidade de vida para toda a população da capital.

"Buscamos estar sempre acessíveis à população de Vitória, especialmente nas unidades de saúde. As unidades que funcionam com horário estendido atendem boa parte dos moradores da capital, contribuindo para a realização de atendimentos no tempo oportuno, em ambiente adequado, sem necessidade de esperas no local. Continuaremos trabalhando com foco no respeito e nas demandas da nossa sociedade”, explica Cátia.

Unidades de saúde

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde no Brasil. O objetivo serviços é atender, em média, 80% dos problemas de saúde da população de Vitória, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros locais.

Outro objetivo é descentralizar o atendimento, ofertando os serviços de saúde em locais mais próximos das residências dos moradores.

Vitória possui 29 unidades de saúde, onde é possível encontrar diversos serviços de saúde, como consultas médicas, odontológicas, de enfermagem, além do atendimento da equipe multiprofissional, composta por assistentes sociais, psicólogos, educadores físicos, farmacêuticos, fonoaudiólogos e demais profissionais que auxiliam as equipes de Saúde da Família.

As unidades ainda ofertam serviços como dispensação medicamentos, vacinação, coleta de exames laboratoriais, testes rápidos para gravidez e infecções sexualmente transmissíveis (sífilis, hepatite e HIV).

Além dos atendimentos individuais, as equipes de saúde também promovem atividades em grupo de combate ao tabagismo, sobre autocuidado e muitos outros serviços voltados à saúde da população, como as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

LEIA TAMBÉM

Educadores ambientais levam projeto sobre ecossistemas de Vitória para escola

Educadores ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e professores de aulas eletivas das turmas dos 6º e 7º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (EmetTI) Moacyr Avidos, na Ilha do Príncipe, estão desenvolvendo o projeto “Observando e conhecendo os Ecossistemas da minha cidade".

Os alunos receberam materiais educativos disponibilizados pela Gerência de Educação Ambiental sobre os ecossistemas encontrados em Vitória, como a Mata Atlântica, o manguezal e a restinga. Como parte da programação, neste mês, estão sendo realizadas atividades do projeto “Mangueando na Educação”.

"O projeto visa ampliar o nível de conscientização da população quanto à importância da preservação do ecossistema manguezal, considerando suas características ecológicas, socioambientais, culturais e cênicas", disse a educadora ambiental Juliana Conde.

Nesta terça-feira (5), foi proferida uma palestra sobre "Noções Básicas sobre o Ecossistema Manguezal", que apresentou aos participantes as características bioecológicas, históricas, econômicas e sociais do ecossistema manguezal, além de promover a discussão sobre a importância do ecossistema e da manutenção do seu equilíbrio. Outra atividade realizada foi o Jogo da Memória Gigante do Manguezal.

Os alunos ainda terão a oportunidade de fazer uma aula de campo no manguezal do entorno do Galpão das Paneleiras, em Goiabeiras, na próxima terça-feira (12).

Oficinas

Em pararelo a essas atividades, estão estão sendo desenvolvidas dentro de cada tema oficinas com dinâmicas de interação. Essas atividades auxiliam na construção de uma grande colcha de retalho confeccionada pela própria escola e que será composta por desenhos que simbolizam a fauna e a flora dos ecossistemas de Vitória.

Mapa

A escola também receberá o Mapa Gigante Interativo dos Ecossistemas de Vitória durante alguns dias de novembro.