SAÚDE

Unidades de Saúde de Serra (ES) disponibilizam teste rápido de gravidez e DSTs

Em 2013, foram diagnosticados 61 casos de Sífilis Congênita

Em 09/02/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Aconselhamento (CTA) e as Unidades de Saúde do município de Serra (ES) disponibilizam o Teste Rápido (TR) e o sorológico para diagnóstico da gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. Em 2013, a Vigilância Epidemiológica diagnosticou 61 casos de Sífilis Congênita. Também são disponibilizados exames para HIV e Hepatite B e C.

A sífilis é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum. Pode afetar diversos órgãos inclusive o sistema nervoso central. A transmissão pode ser sexual e também vertical, que passa da mãe para o bebê durante a gestação caso não seja tratada, sendo chamada de sífilis congênita. 

O objetivo da Secretaria de Saúde é alertar as gestantes para o atendimento e a realização de exames, pois, a maioria das doenças, se diagnosticada no início da gestação, não é transmitida para o bebê. Através do Teste Rápido (TR), o resultado sai em poucos minutos.

Os testes durante o período gestacional são ofertados pelo município e são fundamentais para evitar a transmissão da mãe para o bebê, que pode ocorrer também durante o parto ou no período de amamentação.

Para que não ocorra essa transmissão para o feto, quando indicado, o parceiro também deve realizar o tratamento. A sífilis tem cura e o tratamento pode evitar complicações graves e até a morte do bebê.

Desde 2009 não há caso de transmissão vertical de HIV no município da Serra, ou seja, passado da mãe para o bebê durante a gestação.

Fonte:PMS