SAÚDE

Unidades de saúde de Vitória(ES) entram na luta contra as hepatites virais.

O objetivo é incentivar o diálogo para maior conscientização da população sobre o tema.

Em 26/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Para atrair a atenção e a compreensão para a prevenção e o tratamento das hepatites virais, as unidades de saúde de Vitória estarão disponibilizando, desta terça-feira (28) até o dia 31, ações de educação em saúde, aconselhamentos e testes rápidos. O objetivo é incentivar o diálogo para maior conscientização da população sobre o tema.

Por ser uma temática prioritária na saúde pública, o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é celebrado em 28 de julho. As hepatites virais são provocadas por diferentes vírus. A transmissão da hepatite A ocorre, principalmente, através da ingestão de alimento ou água contaminada. Geralmente, está relacionada à baixa qualidade da água ingerida, condições sanitárias precárias e práticas inadequadas de higiene pessoal.

A vacina contra a hepatite A está disponível nas unidades de saúde para crianças de 12 meses a menores de 2 anos e, para casos selecionados, como pacientes que já possuem algum tipo de doença hepática ou algum quadro de imunossupressão.

Já as hepatites B e C, geralmente, não apresentam sintomas numa fase inicial, e, quando são percebidos, a doença normalmente já se encontra em fase avançada, como a cirrose ou o câncer hepático. Para a hepatite B, a vacina está disponível nas salas de vacinas das unidades, mas, para a C, ainda não existe vacina.

Diagnóstico

A orientação é realizar o diagnóstico precoce das hepatites, que é um dos principais determinantes para evitar a transmissão e a progressão da doença e suas consequências. Os testes para o diagnóstico das hepatites estão disponíveis em todas as unidades de saúde de Vitória.

Para evitar a transmissão da hepatite C, a orientação é o uso de preservativos, exigência de materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e piercings; não compartilhamento de instrumentos de manicure e pedicure; não compartilhamento de lâminas de barbear ou depilar de outras pessoas; não compartilhamento de agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas.

Iluminação

Também como forma de chamar atenção para o Dia de Luta contra as Hepatites Virais, a Prefeitura de Vitória iluminará pontos importantes da capital com luzes cênicas vermelhas e amarelas: Palácio Municipal, relógio da Praça Oito e as torres de Jesus de Nazareth.

Fonte: SECOM/PMV