CIDADE

Unidades e PAs fazem atendimento contra raiva em Cariacica

O atendimento é feito das 7h30 às 15h30 nas unidades de saúde.

Em 10/09/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: GentSide - Reprodução

O cidadão que for mordido por algum animal com risco potencial de transmitir o vírus da raiva pode procurar o atendimento inicial em sete unidades de saúde e dois pronto-atendimentos do município: as unidades de saúde de Nova Rosa da Penha II, Bela Aurora, Rio Marinho, Cariacica Sede, Novo Brasil, Oriente, Jardim América, além do PA de Nova Rosa da Penha I e do PA de Bela Vista.

O atendimento é feito das 7h30 às 15h30 nas unidades de saúde e das 7h às 17h, nos dois PAs. Se for mordido por algum animal, deve-se procurar assistência médica imediatamente. É preciso lavar abundantemente o ferimento com água e sabão e aplicar produto antisséptico.

O tratamento será encaminhado por um médico ou enfermeiro.

Vacinação

Não são todos os casos que requerem aplicação de vacina. Quando isso é necessário, o paciente é encaminhado para o PA de Bela Vista, aberto diariamente para vacinação das 7h30 às 16h30.

Se ainda assim houver a necessidade de indicação de soro contra a raiva, é necessário que o encaminhamento seja feito ou por um médico ou por um enfermeiro, responsáveis por fazer a solicitação à Vigilância Epidemiológica (Vigep).

A Vigep então fará o pedido de soro à Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), que faz a liberação. Com o soro liberado, o usuário é direcionado, para aplicação dele, ao Hospital Infantil de Vitória, se for menor de 18 anos, e ao Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, para maiores de 18 anos.

Vacina para animais

É importante destacar a vacinação em humanos é diferente da aplicada em animais. Geralmente, as de animais acontecem em campanhas estimuladas pelo Ministério da Saúde. A de humano é aplicada só quando um profissional de saúde identifica no paciente a necessidade dela.

Serviço

Animais que podem transmitir raiva:
Cão, gato, morcegos e animais silvestres, como macaco, raposa, gato do mato, gambá e javali, além de animais de produção ou interesse econômico, como bovinos, suínos, equinos, caprinos.

Onde procurar ajuda:
Unidades de saúde de Nova Rosa da Penha II, Bela Aurora, Rio Marinho, Cariacica Sede, Novo Brasil, Oriente, Jardim América. E PA de Nova Rosa da Penha I e PA de Bela Vista.

Horários
Das 7h30 às 15h30, nas unidades de saúde. Das 7h às 16h, nos PAs.

Como prevenir

- Se for mordido, não abandonar o animal. Mas fazer a comunicação à Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), a antiga CCZ, que dará o encaminhamento necessário.

- Evitar contato com animais sem dono. E não tocar em morcegos ou outros animais silvestres, principalmente quando estiverem caídos no chão ou encontrados em situações não habituais.

- Se o agressor for cão ou gato, observar o animal por 10 dias, se isso for possível, para verificar se manifesta a doença ou morre.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL