ESPORTE INTERNACIONAL

Ursos invadem corrida e prejudicam corredores durante prova

A Maratona do Yukon River Trail, no Canadá, teve participantes inusitados.

Em 15/08/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: BGSmith/Shutterstock

Quem participa de corrida de trilha sabe que quem lida com a possibilidade de um animal selvagem aparecer pelo caminho.

E, dependendo da localização, isso pode significar cobras, veados ou até mesmo leões da montanha. Mas se você estiver em Whitehorse, no Canadá, isso significa ursos.

Na Maratona do Yukon River Trail, não apenas um, mas dois ursos vagaram pelo campo, de acordo com a CBC News.

Brendan Morphet, que liderava a corrida, foi a primeira pessoa a ver os ursos. “Eu gritei e gritei, mas eles não saíram dali”, disse Morphet.

“Então, eu pensei: ‘Ah, talvez eu grite de novo, e eles saiam’. Mas eles começaram a vir em minha direção, meio que fazendo correndo. Então eu apenas desviei e fui embora”. Por isso, Morphet acabou ficando em 2º lugar, com o tempo de 3h26min51.

Cresce o número de consumidores que preferem fazer suas compras online: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home

Animais na corrida

O diretor de prova, Ken Sylvestre, disse à CBC News que não haverá ajustes de tempo para contabilizar desvios.

“Isso porque é uma corrida selvagem. Existem ursos. Já tivemos ursos antes ”, disse ele. “Queremos ser o mais claro possível para avisar que existem ursos no percurso. E assim, avisar que os corredores precisam se sentir à vontade para lidar com isso”.

Sylvestre contou que vai fazer panfletos para avisar os corredores e garantir que todos saibam o que fazer caso vejam um urso no caminho.

Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/vip/negocioeoportunidade 

Além disso, também disse que está considerando “pequenas mudanças” para a corrida do próximo ano, mas não revelou quais.

Mas Erin Loxam, porta-voz do Departamento de Meio Ambiente da Yukon, disse à CBC News que um agente de conservação deve ser chamado sempre quando alguém avistar um urso.

“Oficiais de conservação dependem do público para saber das aparições de urso e tomar providências”, disse ela. “Especialmente porque existem alguns que podem ser agressivos ou ter potencial gerar conflitos.”

E embora Morphet tenha dito que seu encontro com os ursos tenha sido aterrorizante, ele alega ter tido uma boa experiência no geral.

“Houve muito espírito esportivo depois do ocorrido”, disse ele à CBC News. “Saí ileso e tenho uma ótima história para contar. Poderia ter terminado muito pior”, apontou.