CULTURA

Uruguai participa do 13º Festival Latino Americano de Cinema

Os filmes uruguaios serão exibidos nos dias 26, 27 e 28 de julho.

Em 20/07/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

São Paulo  - Dia 25 de julho, São Paulo recebe o 13º Festival Internacional de Cinema Latino Americano, ocorrerá em diversas localidades da capital como Memorial da América Latina, Cinesesc e Centro Cultural Banco do Brasil. Contará com a participação de dois filmes uruguaios, exibidos 26, 27 e 28 de julho, trabalhados em coprodução com outros países.

Marcarão presença o ator Cesar Troncoso e o diretor de cinema uruguaio, Guillermo Casanova, do Outra História do Mundo, produção indicada como representante do vizinho ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2018. Além deles estará também a empreendedora cultural uruguaia, Yael Steiner, que comandará junto à algumas celebridades, no dia 31 de julho, a partir das 13h, o Encontro “Núcleos Criativos” mais sarau “Los Orientales”, lá no Cinesesc.

  • Outra História do Mundo, de Guillermo Casanova (Otra Historia del Mundo, Uruguai/Brasil/Argentina, 2017, 110min)

- Na cidade fronteiriça de Mosquitos vivem os estertores da ditadura, quando dois amigos íntimos, Milo e Esnal, decidem zombar do explosivo coronel local, sequestrando seu bem mais precioso (uma coleção de anões de jardim) e lendo na rádio uma declaração libertária. A aventura dá errado e as consequências recaem com crueldade sobre a vida dos dois. Confira o trailer:  https://www.youtube.com/watch?v=rfX938b1uDU

O Livro de Lila – Marcela Rincón - (El Libro de Lila, Colômbia/Uruguai, 2017, 76min)

- Lila é o personagem de um livro que, de repente, sai do seu mundo de papel e fica presa em um lugar ao qual não pertence...

Este é o começo dessa grande aventura, onde Lila vai entender que só́ Ramon, a criança que anos atrás costumava ler seu livro, pode salvá-la.

Confira o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=C-1KvB4zBag

O festival reúne os destaques da produção mais recente feita na América Latina e no Caribe, incluindo vários títulos inéditos no Brasil. No total, são exibidos 77 filmes, representando 11 países da região: Uruguai, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Paraguai e Venezuela.

Com curadoria e direção assinadas por Jurandir Müller e Francisco Cesar Filho, o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo é uma realização do Memorial da América Latina, da Secretaria de Estado da Cultura, da Associação do Audiovisual e da PaleoTV.

Uma iniciativa do Ministério da Cultura / Lei Federal de Incentivo à Cultura, o evento conta com patrocínio da Sabesp - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo e é uma correalização do Sesc São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil e do Instituto CPFL..

Serviço

13º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo

http://www.festlatinosp.com.br/

https://www.facebook.com/festlatinosp

25 de julho a 1º de agosto de 2018

Abertura: 25 de julho de 2018, quarta-feira, às 19h30, no Memorial da América Latina

Locais

Memorial da América Latina (Praça Cívica, Auditório Simón Bolívar e Biblioteca Latino-Americana)

Cinesesc

Centro Cultural Banco do Brasil

Instituto CPFL

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo

Realização

Ministério da Cultura, Memorial da América Latina / Secretaria de Estado da Cultura, Associação do Audiovisual e PaleoTV

Iniciativa

Ministério da Cultura / Lei Federal de Incentivo à Cultura

Patrocínio

Sabesp - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo

Correalização

Sesc São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil e Instituto CPFL

Consulados participantes

Consulado Geral da República da Argentina, Consulado Geral do Chile em São Paulo, Consulado Geral da Colômbia, Consulado Geral do México em São Paulo, Consulado do Paraguai e Consulado Geral do Uruguai

Apoio

Ciba-Cilect, Hotel Paulista Wall Street e Estúdios Quanta

Foto: ATTi Comunicação e Ideias/Divulgação