ESPORTE INTERNACIONAL

Ushuaia vai receber edição da maior ultramaratona de montanha

Depois de sediar corridas na China e em Omã, UTMB desembarca na Argentina.

Em 03/09/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Butterfly Voyages

O maior evento de ultramaratonas do mundo vai desembarcar na América do Sul a partir de abril de 2019. Com uma experiência de 15 anos na organização de eventos e com três corridas famosas na França, China e Omã, a UTMB - Ultra Maratona de Mont-Blanc - confirmou uma nova edição da prova: Ushuaia, na Patagônia Argentina. Conhecida como a "Terra do Fogo", o local sediará provas como uma ultramaratona de 130km entre montanhas, lagos, rios, icebergs e florestas.

- É muito excitante organizar uma verdadeira ultramaratona em um lugar tão vasto, com montanhas gigantes e onde conseguimos ver a mistura das águas do Oceano Pacífico e Oceano Atlântico. Ser um dos "cantos" do mundo (o Ushuaia é conhecido como Fim do Mundo), é ainda melhor para o marketing. Vamos encontrar lindas cores em março nesse lugar que nunca recebeu uma prova tão grande como a nossa. Se você tem um espírito pioneiro, siga seus instintos e esteja na prova - disse Rémi Duchemin, diretor geral da UTMB Internacional.

A UTMB teve início nos anos 2000, quando nove amigos aventureiros tiveram a ideia de desenvolver uma corrida saindo de Chamonix, na França, e dando a volta no Mont-Blanc, uma das montanhas mais altas da Europa. Durante os 170 quilômetros do percurso, os atletas passariam por três países diferentes: França, Itália e Suiça.

A previsão de participantes para a primeira edição da prova em Chamonix, em 2003, era de apenas 300 atletas. Mas 711 corredores, de 19 países diferentes, estiveram nesta edição. Na edição de 2018, mil atletas de cem países participaram das sete provas diferentes em Chamonix.

A UTBM é a pioneira e mais famosa delas, com 171km de distância. Mas ainda temos a CCC (101km), a TDS (122km), a PTL (300km), a OCC (56km), a MCC (40km) e a YCC (15km).

- Eu fico muito emocionada quando vejo no que a UTMB se transformou. Em pensar que no início éramos apenas nove amigos com um sonho de sair de Chamonix, dar a volta no Mont-blanc e voltar a Chamonix. Hoje recebemos atletas do mundo todo e temos que fazer sorteios das inscrições porque recebemos muitas pessoas interessadas em fazer parte das sete provas do UTMB - explicou Catherine Poletti.

Com essas sete provas diferentes, apenas o evento em Chamonix, na França, conta com 10 mil participantes de 100 países diferentes. Para se classificar para seis dessas provas (apenas a MCC está fora dessa lista), os atletas precisam somar pontos no ranking mundial de corridas de montanha. Esses pontos classificatórios podem ser acumulados em 4500 provas diferentes, distribuídas entre Europa, América do Norte, América do Sul, Ásia, Oceania, África e Oriente Médio

A prova da UTMB de Gaoligong, na China, estreou em março de 2018 e contou com 1815 corredores de 23 países diferentes. A próxima edição acontecerá em março de 2020. Em novembro de 2018, será a vez de Omã receber sua primeira prova da UTMB. A prova principal terá 137km, com uma altimetria de 7800 metros. A previsão é que 300 atletas participem dessa primeira edição.

Este ano o evento de Chamonix, contou com o lançamento da prova MCC, com 40km de distância e 2300 metros de altimetria. Apresentador do programa Bem Estar, da TV Globo, Fernando Rocha aceitou o desafio de treinar com afinco por três meses e se desafiou na primeira edição da corrida. Você vai poder acompanhar toda a preparação de Fernando a partir da próxima sexta-feira, dia 7 de setembro, no programa Bem Estar.