TEMAS GERAIS

Uso de celular ao volante rende quase 20 mil multas a motoristas.

Em média, são 80 multas por dia somente na Grande Vitória

Em 17/10/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Apenas nos municípios da Grande Vitória, já foram aplicadas 19.534 multas entre os meses de janeiro e agosto deste ano, por uso de celular na condução de um veículo. Em média, são 80 multas por dia somente na região.

Os dados são do Departamento Nacional de Trânsito no Espírito Santo (Detran-ES). Os casos incluem não só ligações feitas enquanto se está dirigindo, mas também o uso de aplicativos e redes sociais.

Para a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, infrações do tipo continuam acontecendo porque a maioria dos condutores se considera multitarefa, ou seja, que consegue fazer duas ou mais atividades ao mesmo tempo.

O presidente da associação no Espírito Santo, Sandro Rotunno, explicou à TV Gazeta que é preciso, sim, dedicar total atenção ao percurso enquanto se está dirigindo.

"Estudos mostram que de 3% a 4% das pessoas, apenas, conseguem dividir sua atenção em várias coisas bem, fazer várias coisas ao mesmo tempo bem. A maior parte apenas pensa que consegue. O transito é uma atividade de risco, e a direção veicular exige atenção integral para que a gente corra o menor risco possível", disse.

Percebendo o perigo em que se colocava e em que colocava outros indivíduos, o motorista profissional Wellington da Silva Correia mudou de atitude.

"Parei. Não falo mais, não. Você sai da pista, invade a faixa contrária, não fica com atenção total. Quando você vê a pessoa diminuindo a velocidade na faixa de trânsito, pode reparar que ela está com o celular na mão." Palavras de quem sentiu na pele, e no bolso, o impacto da imprudência no trânsito.

Multa

A multa para o condutor que fala, manuseia ou segura o celular no trânsito é de R$ 293,47, pois é uma infração gravíssima, e soma sete pontos na carteira.

Já o uso de fones de ouvidos é considerado infração média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira.

(Foto: Reprodução/TV Gazeta)