TEMAS GERAIS

Vale promete apuração rápida sobre rompimento da barragem

A vale está empreendendo todos os seus melhores e maiores esforços, diz o comunicado.

Em 27/01/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Lucas Prates/Hoje em Dia

A Vale S.A divulgou comunicado nesta noite (26) onde informa que “apresentou ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais, ao Ministério Público Federal e à Superintendência da Polícia Federal em Minas Gerais comunicado formal reiterando que está empreendendo todos os seus melhores e maiores esforços, em caráter de máxima urgência, no sentido de levantar todas as informações possíveis sobre o acidente e que as compartilhará com toda brevidade ao seu alcance”.

Até o momento, 40 mortes já foram confirmadas, com alguns corpos já identificados, motivadas pelo rompimento da Barragem de Brumadinho (MG), ocorrida ontem (25).

Marcelle Porto Cangussu — Foto: Reprodução/TV Globo

A médica Marcelle Porto Cangussu, foi a 1ª vítima fatal a ser identificada. Foto: Reprodução/TV Globo

Jonatas Lima Nascimento era funcionário da Vale. O corpo dele foi encontrado dentro de um caminhão  — Foto: Reprodução/Facebook

Jonatas Lima Nascimento era funcionário da Vale. O corpo dele foi encontrado dentro de um caminhão. Foto: Reprodução/Facebook

A mineradora é responsável pela barragem B1 da Mina Córrego do Feijão que rompeu na tarde de sexta-feira (25) em Brumadinho (MG). 

A empresa garantiu que “a precisão técnica e factual de tudo que for apurado é um compromisso indeclinável da empresa e sua direção” e que orientou “a todos os seus funcionários no país para que colaborem integralmente com as autoridades no atendimento de suas requisições”.

Os bombeiros de Minas Gerais informaram que vão fazer uma vistoria para ver como a chuva que caiu neste sábado (26) impactou na lama e como serão feitos os trabalhos. Disseram também que pela manhã vão divulgar um novo boletim sobre vítimas e, depois, farão isso de duas em duas horas.

Bombeiros que buscavam por corpos depois do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho tiveram que deixar o local quando o nível da água subiu repentinamente. — Foto: Douglas Magno/AFP

Bombeiros que buscavam por corpos depois do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho tiveram que deixar o local quando o nível da água subiu repentinamente. — Foto: Douglas Magno/AFP

Reforços de outros Estados

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo, informou que enviará na madrugada deste domingo (27), para Brumadinho/MG, 8 militares, 3 cães especializados em busca e 2 viaturas.

Além deles, cerca de 40 militares do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro também vão começar a ajudar nos trabalhos de buscas e resgates de vítimas do rompimento da barragem da Mina do Feijão, neste domingo (27), em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

As principais notícias do Espírito Santo, do Brasil e do Mundo, você encontra no Portal CCNEWS BRASIL

Edição: Carolina Pimentel - Agência Brasil - e G1 Minas