TEMAS GERAIS

Vazão do Rio Itapemirim continua abaixo do normal no Sul do ES.

Empresa de abastecimento capta, diariamente, 430 litros de água.

Em 07/10/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A chuva que atingiu o Sul do Espírito Santo nos últimos dias ainda não foi suficiente para mudar o quadro de seca do Rio Itapemirim, que abastece a cidade de Cachoeiro de Itapemirim. A vazão é menos de um terço do normal.

O volume de água do rio é calculado diariamente pela empresa de abastecimento de água de Cachoeiro, a Odebrecht Ambiental.

Atualmente a vazão do rio está em oito mil litros por segundo, o normal é de 30 mil litros por segundo. Para abastecer a cidade a quantidade de água captada é de 430 litros por segundo.

Em junho de 2015, a média de vazão do rio Itapemirim era de 23 mil litros por segundo. Apenas em um dia de setembro deste ano a vazão conseguiu superar essa vazão, com 27 mil litros por segundo. Na régua que as pessoas se baseiam para observar o rio, o nível não mudou muito, o gerente operacional da Odebrecht Ambiental, Jocimar Alves, explicou a situação. 

“O abastecimento segue normal. Não tem nenhum tipo de racionamento em Cachoeiro. Mas esse volume já está caindo de novo. Nessa semana está com uma média de 10 mil litros por segundo. O nível zero dela indica o nível normal do rio. É uma referência que a população usava para ver o quanto o rio estava acima ou abaixo do normal”.

Fonte: g1-ES