TEMAS GERAIS

Veículo em chamas explode e atinge casas em Vitória

O incêndio começou no início da tarde desta quinta-feira (2), na Grande São Pedro.

Em 02/11/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Um vídeo mostra a explosão de um veículo em chamas no bairro Condusa, na Grande São Pedro, em Vitória, e o desespero de moradores do local. O incêndio começou no início da tarde desta quinta-feira (2), atingiu outro veículo e casas, mas ninguém se feriu.

Sete casas foram afetadas pela explosão, sendo duas com estragos mais graves, segundo a Defesa Civil Municipal. Os moradores dessas duas residências ficaram desalojados e foram acolhidos por familiares.

A rede elétrica e de telefonia também foram danificadas no bairro. A Cesan informou, nesta noite, que os moradores estão sem água.

A Kombi que explodiu pertence a uma distribuidora de cestas básicas. Segundo moradores, o dono do veículo disse que vai arcar com os prejuísos causados pelo incêndio.

Antes da explosão, moradores chegaram a jogar água para tentar apagar as chamas. Um deles tentou se aproximar do outro veículo que começou a pegar fogo e foi aconselhado por vizinhos. “Sai daí, sua vida vale mais do que esse carro”.

No vídeo, uma moradora reza pelos vizinhos e diz: “Quando os bombeiros chegarem, já queimou tudo. Mas também é esperar muito que os bombeiros cheguem na mesma hora que são chamados”. Segundos depois, ela é surpreendida pela explosão.

Relatos

O morador Jailson Alves Ferreira, precisou retirar o pai, que tem dificuldade de locomação, pela janela, por causa da fumaça. A mãe, também idosa, estava com ele no cômodo.

"Na hora da explosão, ele estava dentro do quarto e eu estava no corredor. A explosão foi muito forte, chegou a jogar a gente para trás. Eu, principalmente, fui longe. Eles não foram atingidos porque a porta estava fechada", relatou.

dona de casa Maria Batista dormia quando o incêndio começou. A casa onde moram ela, o marido e as filhas foi uma das que tiveram estragos.

"Eu corri para a pedra, fui embora para não morrer. Eu ouvi o barulho, um barulhão, e a fumaça. Sorte que não tinha ninguém aqui dentro. Quebrou o telhado todo", relatou.

Bombeiros

O sargento do Corpo de Bombeiros Daniel, que estava no local após o ocorrido, disse que será feito o procedimento de perícia para averiguar as causas do incêndio. O resultado do laudo ficará pronto em 30 dias.

“Provavelmente, se não ocorresse evacuação, haveria vítimas atingidas pela onda de impactos geradas pela explosão”, disse.

O Corpo de Bombeiros confirmou que duas casas foram atingidas pelo fogo e outras tiveram estragos causados pelo deslocamento de ar causado pela explosão.

Defesa Civil

Uma equipe da Defesa Civil esteve no local nesta tarde. As duas casas mais afetadas estavam com temperaturas elevadas, o que dificuldou uma análise mais aprofundada de suas estruturas.

Na manhã desta sexta-feira (3), será realizada uma nova vistoria, que deverá determinar se há segurança para o retorno das famílias que ficaram desalojadas.

(Foto: VC no ESTV)