TEMAS GERAIS

Vencedores do Inoves são conhecidos em cerimônia de premiação.

A cerimônia de premiação foi realizada no Centro de Convenções de Vitória/ES.

Em 04/12/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Coordenação do Prêmio Inoves anunciou, nessa quinta-feira (03), os projetos vencedores nas oito categorias do programa. A cerimônia de premiação foi realizada no Centro de Convenções de Vitória e contou com a presença das 142 equipes semifinalistas que disputaram os troféus desta edição, além de autoridades e convidados.
 
Na abertura do evento, o vice-governador César Colnago falou sobre a importância da inovação para a melhoria contínua do serviço público.
 
“O Inoves transformou-se em uma referência nacional. A partir da repercussão de suas ações e do impacto dos seus resultados, muitos outros processos de reconhecimento foram criados, inclusive de abrangência nacional. O Inoves representa muito mais que um prêmio. É um programa que se firma no contexto da política pública de gestão do Governo do Espírito Santo, destacando práticas inovadoras, valorizando pessoas e fortalecendo valores de uma Administração profissional, responsável e orientada para as reais necessidades da população. E a conquista maior de todo esse trabalho é da sociedade, que ganha um Estado cada vez mais moderno e melhor para se viver”, ressaltou.
 
Em seu discurso, a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Dayse Lemos, destacou a atuação da Seger no incentivo à inovação. “O Inoves é a mais perfeita tradução do papel da Seger de estimular mudanças, de incentivar novos talentos e de promover novas ideias que garantam uma vida mais saudável, mais sustentável e que transformem a realidade da gestão pública no dia a dia”.
 
O tema deste ciclo, A Fonte da Inovação Transforma Tudo, também foi lembrado na cerimônia. O coordenador do Prêmio Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima, comentou os resultados alcançados com a disseminação da campanha e do eixo transversal Sustentabilidade.
 
“Todos os trabalhos vencedores desta edição demonstraram em seus relatórios de gestão a preocupação com a questão da sustentabilidade. O tema foi abordado como um eixo transversal, em todas as suas dimensões. Para nós, esse resultado representa que as equipes estão percebendo a importância de inovar com sustentabilidade e de garantir a continuidade de suas práticas, criando valor público”, observou Manoel Carlos. 
 
Para chegar até a final, os trabalhos tiveram que atender a requisitos básicos no momento de inscrição, como ter pelo menos seis meses de implantação com resultados concretos e verificáveis. Além disso, passaram pela avaliação da Banca Examinadora do Inoves, que dedicou mais de 1,7 mil horas de trabalho voluntário.
 
Além dos troféus, que foram entregues durante a premiação, as equipes dos projetos vencedores receberão kits de equipamentos de informática e terão suas boas práticas divulgadas na Revista Inoves. Confira abaixo as listas de projetos vencedores e dos que ganharam menção especial de destaque.
 
Equipes vencedoras do Prêmio Inoves Ciclo 2015
 
Categoria: Atendimento ao Cidadão
Nome do projeto: Presta – Programa de Reabilitação da Saúde do Toxicômano e do Alcoolista
Organização: Polícia Militar do Espírito Santo
 
Categoria: Valorização do Servidor
Nome do projeto: Concurso Criative-se na Cozinha
Organização: Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá
 
Categoria: Uso Eficiente dos Recursos Públicos
Nome do projeto: Indicadores de Eficiência das Unidades Prisionais
Organização: Secretaria de Estado da Justiça – SEJUS
 
Categoria: Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação
Nome do projeto: Portal Reflorestar
Organização: Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEAMA
 
Categoria: Resultados para a Sociedade
Nome do projeto: Mata Viva do Belém
Organização: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Professor Hermann Berger” 
Secretaria de Estado da Educação – SEDU
 
Categoria: Práticas Transformadoras
Nome do projeto: Reflorestar Viana
Organização: Prefeitura Municipal de Viana
 
Categoria: Inclusão Social
Nome do projeto: CREI – Centro de Referência em Educação Inclusiva
Organização: Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá
 
Categoria: Participação e Controle Social
Nome do projeto: Fala Vitória 156
Organização: Prefeitura Municipal de Vitória
 
Fonte:Secom ES