ECONOMIA NACIONAL

Venda no comércio varejista cresce 0,6% de junho para julho

Volume de vendas do comércio varejista avançou 0,6% em julho, na comparação com junho

Em 12/09/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Valter Campanato/Agência Brasil

O varejo também apresentou altas na comparação com julho do ano passado (4,4%), no acumulado de 2024 (5,1%) e no acumulado de 12 meses (3,7%).


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

O volume de vendas do comércio varejista avançou 0,6% em julho deste ano, na comparação com o mês anterior. A alta veio depois de uma queda de 0,9% na passagem de maio para junho. Os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (12).

>> Inflação devido a seca não se resolve com juros, diz Haddad

O varejo também apresentou altas na comparação com julho do ano passado (4,4%), no acumulado de 2024 (5,1%) e no acumulado de 12 meses (3,7%). O crescimento de 4,4% em relação a julho de 2023 é a 14ª alta consecutiva deste tipo de comparação.

Na passagem de junho para julho deste ano, cinco das oito atividades pesquisadas apresentaram alta: equipamentos e material para escritório informática e comunicação (2,2%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,1%), tecidos, vestuário e calçados (1,8%), hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,7%) e móveis e eletrodomésticos (1,4%).

Dois segmentos tiveram queda de junho para julho deste ano: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-1,5%) e combustíveis e lubrificantes (-1,1%). Já o ramo de livros, jornais, revistas e papelaria teve variação próxima da estabilidade (0,1%).

A receita nominal do varejo cresceu 0,9% na comparação com o mês anterior, 9,2% em relação a julho de 2023, 8,4% no acumulado do ano e 6,5% no acumulado de 12 meses.

Varejo ampliado

O varejo ampliado, que também inclui materiais de construção e venda de veículos e autopeças, variou apenas 0,1% de junho para julho. Veículos e motos, partes e peças teve alta de 3,8% enquanto Material de construção variou -0,2%.

O varejo ampliado teve taxas de crescimento de 7,2% em relação a julho de 2023, 4,7% no acumulado do ano e de 3,8% no acumulado de 12 meses.

A receita nominal desse segmento cresceu 0,4% em relação a junho, 11,1% na comparação com julho de 2023, 7,4% no acumulado do ano e 6,1% no acumulado de 12 meses. (Por Vitor Abdala/Agência Brasil)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Inflação devido a seca não se resolve com juros, diz Haddad
Produção de motocicletas cresce 11,4% no mês de agosto
Setor de serviços cresce 1,2% em julho e renova recorde
BR consegue apoio do G20 para reforma de fundos climáticos
Energia elétrica puxa queda de preços em agosto, diz IBGE
Índice que mede inflação oficial tem deflação em agosto
Programa irá oferecer qualificação profissional para jovens

TAGS:
VENDA | COMÉRCIO | VAREJISTA | IBGE | ALTA