CIDADE

Verão no Parque vai levar brincadeiras e ações para Itararé

Circuito minitrânsito é uma das atrações do projeto Verão no Parque, em Vitória.

Em 07/02/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Flávio Almeida - Secom/PMV

LAZER, PRAIA E SAÚDE: Com as facilidades de pagar com segurança e receber os produtos em casa, cresce as expectativas do comércio eletrônico: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home

O projeto "Verão no Parque" vai levar muitas brincadeiras e ações para o Parque Baía Noroeste, nesta sexta-feira (8), das 16 às 20 horas, e para a praça de Itararé, no domingo (10), das 8 às 12 horas.

As crianças vão poder brincar nos brinquedos infláveis do projeto "Brincar nos Bairros", da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp).

O projeto Agente Mirim vai dar a possibilidade de a garotada entrar no carro da Guarda Municipal, falar no rádio, acionar a sirene e subir no quadriciclo.

No circuito minitrânsito, os pequenos vão aprender a importância de seguir as regras de trânsito desde cedo. Na ocasião, eles entram em um carrinho de brinquedo e seguem pela pista de trânsito, obedecendo à sinalização e às orientações do agente.

Brinquedos fazem a alegria da criançada no projeto Verão no Parque. Foto: Flávio Almeida - Secom/PMV

Os visitantes também vão poder participar de aulas de alongamento e ginástica dançante. Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) também promoverá atividades de conscientização para combate ao mosquito Aedes aegypti

O projeto "Vitória Cidade Limpa", desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), vai conscientizar a comunidade sobre a importância da segregação, do acondicionamento e do descarte adequado dos resíduos, bem como a atenção aos horários de coleta. A equipe também oferecerá jogos educativos.

Conhecimento

"A gente aproveita o momento de lazer para transmitir mensagens e valores importantes. Como o ambiente é agradável e estimulante, é muito mais fácil absorver conhecimento", disse o coordenador do projeto e assessor adjunto da Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), Bruno Malias.

O projeto é uma parceria entre as secretarias municipais de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), Segurança Urbana (Semsu), Saúde (Semus), Meio Ambiente (Semmam), Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) e Esportes e Lazer (Semesp).

Programação

8 de fevereiro (sexta)
Parque Baía Noroeste (rua da Coragem, em Santo André) - 16h às 20h

10 de fevereiro (domingo)
Praça de Itararé – 8h às 12h

15 de fevereiro (sexta)
Praça de Santa Tereza – 16h às 20h

MAIS NOTÍCIAS

Centros da terceira idade e das pessoas com deficiência retomam atividades

Depois de um mês inteiro de programação especial, os Centros de Convivência para a Terceira Idade (CCTI´s) e o Centro de Referência para a Pessoa com Deficiência (CRPD) retomam nesta semana as rotinas de atendimento.

Os CCTI´s receberam os idosos nesta quarta-feira (6) com um café colonial e muitas novidades de boas-vindas. Já o CRPD preparou o ambiente com decoração e vai oferecer um lanche para receber os assistidos nesta quinta-feira (7).

Assistidos também recebem aulas de informática no CRPD. Foto: Douglas Schneider - Secom/PMV

Como serviços de convivência e de fortalecimento de vínculos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), os centros fazem atendimentos especializados e oferecem atividades durante o ano inteiro.

Moradores de Vitória podem se cadastrar gratuitamente e participar de oficinas, passeios e uma série de eventos promovidos nos espaços, voltados para a socialização, a valorização da autoestima, a afirmação de direitos e o protagonismo dessas pessoas na sociedade.

Terceira Idade

Os CCTI´s oferecem às pessoas idosas oficinas de memória, de artes e artesanato, música, dança, teatro e ginástica. No CCTI de Maria Ortiz, há ainda a oficina de congo, enquanto nos CCTI´s de Jardim da Penha e Jardim Camburi há hidroginástica. Todas as atividades são gratuitas.

Além das quatro unidades dos CCTI´s - a outra é no Centro -, os idosos encontram atendimento diário nos dois Núcleos de Integração Social para Pessoa Idosa (Nispis) de Vitória - em Santo Antônio e Jaburu -, que também possuem equipes qualificadas.

CRPD é espaço de socialização e valorização da autoestima de pessoas com deficiência  Foto: Douglas Schneider - Secom/PMV

Além disso, ligados aos CCTI´s, há 30 Grupos de Convivência, que são formados pelas próprias comunidades.

Para participar de qualquer um desses espaços, basta ser morador de Vitória, já ter completado 60 anos de idade e apresentar, na unidade mais próxima, documento de identidade e comprovante de residência.

Onde ficam

CCTI em Jardim Camburi
Rua Doutor João Batista Miranda Amaral, 115, Jardim Camburi
Tel: 3337-4625
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h

CCTI em Jardim da Penha
Avenida Saturnino Rangel Mauro, 503, Jardim da Penha
Tel: 3227-9951
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h

CCTI em Maria Ortiz
Rua Professor Expedito Ramos Bogea, 40, Maria Ortiz
Tel: 3135-2981 / 3135-2980
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h

CCTI no Centro
Rua Coronel Monjardim, 147, Centro
Tel: 3381-3412
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h

NISPI Santo Antônio
Rua Horácio Dias dos Santos, S/N, Praça Stela Coimbra, Santo Antônio
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Telefone: 3332-3503

NISPI Jaburu 
Rua Maria da paixão, s/n, Jaburu (Localizado no Centro de Convivência Carlos Moura dos Santos – Mirante de Jaburu)
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Telefone: 3324-4030

Pessoas com deficiência

O Centro de Referência para a Pessoa com Deficiência (CRPD) recebe pessoas com deficiência e familiares, oferecendo atendimento social, orientação e encaminhamento à rede de serviços especializados, curso de Libras, oficinas, Educação Física adaptada e palestras educativas, eventos, encontros e mobilizações em defesa dos direitos da pessoa com deficiência.

Para participar, basta procurar o CRPD e agendar um horário de atendimento com a equipe psicossocial do espaço.

Onde fica
Avenida Professor Fernando Duarte Rabelo, 70, Segurança do Lar - Ver no mapa
Telefone: (27) 3327-5236 e 3327-9102
Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 8 às 17 horas