TEMAS GERAIS

Viana (ES) recebe apoio do Exército no plantio de mudas para reflorestamento.

A ação será realizada nos dias 30 e 31 de agosto, na Fazenda Experimental do Incaper.

Em 22/08/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A ação, nos 30 e 31, vai contar com o apoio do 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro. Eles estarão acompanhados também de um grupo de 100 crianças que participam do projeto “Forças no Esporte”, que atende crianças de áreas de vulnerabilidade social de Vila Velha.

Manter a conservação dos recursos hídricos e recuperar a cobertura florestal ganhou um novo aliado em Viana. É que o município dá continuidade a mais uma ação do Programa “Reflorestar Viana” e vai contar com o apoio do 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro para o plantio de mil mudas com o objetivo de recuperar e preservar as nascentes do município. A ação será realizada nos dias 30 e 31 de agosto, na Fazenda Experimental do Incaper, em Jucuruaba, e às margens do Rio Jacarandá, em Araçatiba, respectivamente.

Eles estarão acompanhados, também, de um grupo de 100 crianças que participam do projeto “Forças no Esporte”, que atende crianças de áreas de vulnerabilidade social de Vila Velha.  O programa Reflorestar Viana tem como objetivo recuperar e preservar as nascentes do município, além de promover a preservação ambiental por meio do plantio de mudas. O plantio tem sido realizado às margens das regiões onde há nascentes, principalmente na área rural e, também, às margens do Rio Formate.

De acordo com o técnico da Secretaria de Agricultura de Viana, Robson Rangel Gonçalves, no primeiro encontro do dia 30 será feita uma conscientização ambiental com os participantes na Fazenda Experimental do Incaper, em Jucuruaba. “Vamos explicar as formas de plantio, a importância do plantio para a preservação ambiental e a recuperação das nascentes em nosso município”, disse. Já no dia 31, será feita a ação de plantio das mudas nas margens do Rio Jacarandá, em Araçatiba. “Serão plantadas mil mudas entre elas nativas e frutíferas, o que contribui com equilíbrio ambiental das espécies”, reforça.

Reflorestar Viana

O Programa teve início em 2014 e mapeou as  nascentes do município para recuperar e preservar as fontes que alimentam o Rio Jucu, uma das principais fontes de abastecimento de água da Grande Vitória. A estimativa é de que existam 1.500 nascentes no município. Alunos das escolas municipais também são parceiros das ações do programa, que conta com o apoio dos pequenos para o plantio, aprendendo desde cedo a importância de preservação.  

De acordo com o secretário de Agricultura, Ledir Porto, o Programa também tem ajudado a conscientizar os produtores rurais. “O Reflorestar tem levado a conscientização para as áreas rurais, que inclusive, está sendo bem acolhido por todos”, ressalta. O Reflorestar Viana também contribui no processo de ressocialização dos reeducandos do sistema penitenciário em cumprimento de pena no regime semiaberto que estão na Penitenciária Agrícola de Viana. Os internos são selecionados dentre os que apresentarem melhor comportamento e que atendam à Lei de Execução Penal, para desenvolver a atividade laborativa. São eles um dos responsáveis por boa parte da produção de mudas semeadas.

O Reflorestar foi também vencedor do Prêmio Inoves 2015, na categoria Práticas Transformadoras. Todo o trabalho é fruto da parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Sustentável, Agricultura, Educação, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e Secretaria de Estado de Agricultura (Seag).

Fonte: Secom/Viana