CIDADE

Viana será primeiro destino do Itinerante para aquisição do Cartão GV

Também foram anunciados estudos avançados para a construção do primeiro terminal.

Em 01/08/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: GV bus - Reprodução

O Governo do Estado do Espirito Santo lançou, ontem (31), o Bilhete Único Metropolitano, o CartãoGV, que tem como objetivo unificar o sistema do cartão de transporte público. Durante o evento, foi anunciado também o lançamento do Ônibus Itinerante, que vai circular nos bairros onde não há terminal. A novidade de maior impacto para os moradores de Viana foi dita pelo secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, que anunciou estudos avançados para a construção do primeiro terminal no município de Viana.

 “Viana ainda não possui terminal de transcol. Precisamos ampliar a capacidade de atendimento, oferecendo melhores condições de circulação para a população desse município. Essa será uma grande conquista para Viana”, afirmou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

Bilhete Único Metropolitano, o CartãoGV

Com tecnologia antifraude e outras vantagens, o CartãoGV será aceito no sistema Transcol, a partir desta quinta-feira (01), e nos sistemas municipais a partir do dia 01 de setembro. O mesmo sistema atenderá os municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana. Os usuários do Transcol que realizaram o processo de migração já contam com as vantagens do Bilhete Único. O mesmo se aplica aos cartões dos sistemas de Vitória (verdinhos) e de Vila Velha (Sanremo) depois de feita a migração.

Outra novidade é a ampliação do número de pontos de venda e de recarga. Até o momento, somente era possível adquirir um cartão ou efetuar a recarga em um dos cinco postos do GVBus. A partir desta quinta-feira (1º), serão mais 50 pontos de recarga. Em breve, também estará disponível a recarga pelo site e aplicativo.

Para o governador do Estado, Renato Casagrande, o lançamento do CartãoGV é mais uma etapa para que a Região Metropolitana tenha um sistema verdadeiramente integrado: “É mais um passo que estamos dando na melhoria do transporte coletivo em nosso Estado. A tecnologia deste cartão nos permite usar no Transcol, a partir de setembro, e daqui a pouco nos sistemas municipais. Quando o Aquaviário estiver funcionando também será utilizado e se as prefeituras quiserem incorporar nas bicicletas e nos patinetes também poderão”, destacou.

Integração

A implantação do Bilhete Único começou em maio deste ano, com a mudança de tecnologia utilizada na Bilhetagem Eletrônica do Sistema Transcol por uma mais moderna. No momento, os veículos que operam nas linhas municipais estão realizando o mesmo processo. A próxima etapa é permitir a integração dos cartões. A partir do dia 1º de setembro, o CartãoGV e os cartões antigos do Transcol podem ser usados para embarcar nos coletivos municipais e vice-versa. A integração tarifária entre os sistemas Transcol e municipais deve ocorrer no início de 2020.

Informações à população

Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

*Com informações da Secom/Viana

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL