TEMAS GERAIS

Vigilância Epidemiológica alerta para riscos à saúde durante o verão

Geralmente o número de casos de doença diarreica aguda aumenta .

Em 15/01/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Felix Falcão

A alta temporada de verão com sol forte todos os dias é garantia de lazer e alegria para moradores, visitantes e turistas em Vila Velha. Mas, isso exige cuidados especiais com a saúde, sobretudo em relação à higiene pessoal e na manipulação de alimentos.
 
Nesta estação, geralmente o número de casos de doença diarreica aguda aumenta por causa do consumo de alimentos e bebidas contaminados, contato com água imprópria para banho e maior circulação de vírus, bactérias e parasitas causadores da moléstia.
 
Geralmente os organismos causadores da doença são transmitidos devido preparo e acondicionamento errado de alimentos, por bebidas, como água e sucos, de procedência duvidosa e falta de higiene das mãos.
 
Entre os organismos causadores das doenças estão o rotavírus e norovírus, as bactérias Escherichia coli, Salmonella e Shigella e os parasitas Cryptosporidium, Cyclospora e Giárdia.
 
Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) por meio da referência técnica da Vigilância Epidemiológica, Anne Helen Spavier Ferreira, organizou algumas orientações para manter a saúde em dia nessa temporada de calor.

Para evitar a doença, recomenda-se:
                     
Não consumir alimentos fora do prazo de validade, mesmo que a aparência seja normal;
Mesmo dentro do prazo de validade, não consumir alimentos que pareçam deteriorados, com aroma, cor ou sabor alterados;
 
Não consuma alimentos em conserva cujas embalagens estejam estufadas ou amassadas;
Evitar comer carne crua e mal passada, independente da procedência;
 
Embalar adequadamente os alimentos antes de colocá-los na geladeira;
 
Higienizar frutas, legumes e verduras com solução de hipoclorito a 2,5% (diluir uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água por 15 minutos, lavando em água corrente em seguida para retirar resíduos);
 
Lavar os utensílios de cozinha após ter lidado com alimentos crus;
 
Lavar frequentemente as mãos com água e sabão, especialmente após usar o banheiro e antes de comer, preparar ou manipular alimentos;
 
Lavar e desinfetar superfícies que tenham sido contaminadas com vômito e fezes de pessoas doentes, usando água corrente e sabão e desinfecção com água sanitária.