EDUCAÇÃO

Vila Olímpica receberá o Certificado Coubertin em Vila Velha

Será a primeira instituição pública de ensino do Brasil a receber o Certificado Coubertin.

Em 06/12/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Divulgação

A Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Professor Rubens José Vervloet Gomes, conhecida como Vila Olímpica, localizada no bairro Soteco, será a primeira instituição pública de ensino do Brasil a receber o Certificado Coubertin, concedido pelo Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin (CBPC). 

O evento será realizado na manhã desta sexta-feira (7), às 9h, na Umef. O objetivo da certificação é contemplar as unidades de ensino que fundamentam a sua prática pedagógica nos princípios do olimpismo (valores por meio do esporte). 

Para que a unidade de ensino seja contemplada com a certificação é necessário que  cumpra critérios que, dentre eles, estão a promoção de valores esportivos e culturais (música, arte, literatura, ética e esporte), estando estes atrelados ao respeito, à cooperação, a superação. 

A UMEF Vila Olímpica possui em sua prática pedagógica atividades que promovem o atletismo, projeto “Arte por toda parte”, natação, futsal, badminton, judô, dança, futebol, Escola Aberta, Escola Colorida, Projeto Sustentabilidade, Educação Física, projetos interdisciplinares (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Artes, Informática), Polo Aquático, Ginástica Rítmica, Trabalho Justiça e Cidadania e Projeto Paralímpico. 

Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin 

Fundado em 2006, o Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin é o 31° criado em nível internacional e está filiado ao Comitê Internacional Pierre de Coubertin. Sua atual sede no Brasil é a Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (FEFID- -PUCRS). 

Dentre os objetivos do CBPC, está o de difundir e divulgar os princípios do olimpismo, idealizados por Pierre de Coubertin de liberdade, união dos povos, fair play, fraternidade e esporte para todos. O ensinamento desses princípios se dá por meio da educação olímpica que se enquadra dentro da relação entre os paradigmas socioculturais e educacionais, porém sua classificação como modelo educacional está centrada no desenvolvimento da pessoa. 

A tarefa da educação olímpica é estabelecer como os valores do esporte e do olimpismo podem ser promovidos na prática. E é nesse sentido que o CBPC atua.