CIDADE

Vila Velha adota nova técnica à prevenção de cárie nas escolas

Procedimento já está sendo aplicado pelas equipes da Coord. de Saúde Bucal.

Em 18/11/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação - Semcom/PMVV

Uma nova modalidade de ação preventiva em saúde bucal começou a ser empregada nas escolas da rede de ensino municipal de Vila Velha. A técnica consiste em estacionar o processo de cárie e prolongar o tempo da dentição de leite, evitando a perda precoce de elementos dentários que irão ser guias para a dentição permanente e saudável.

O novo procedimento já está sendo aplicado pelas equipes da Coordenação de Saúde Bucal da secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na UMEI Milton Trancoso de Aguiar, no bairro Ataíde. 

Livre de cáries 

“Até então, nossos atendimentos se resumiam à orientação de escovação e aplicação de flúor. Agora, iniciamos também um tratamento curativo, ou seja, um procedimento odontológico em ambiente escolar denominado Tratamento Restaurador Atraumático (ART)”, explica o coordenador da Saúde Bucal, dentista Fernando Grijó. 

De acordo com ele, o novo procedimento é um projeto piloto que vai ser estendido para todas as UMEI’s de Vila Velha, cuja necessidade foi diagnosticada por um levantamento prévio indicando a modalidade de tratamento restaurador. 

“Com a expansão em toda rede municipal, vamos  proporcionar uma dentição permanente livre de cáries e com bom posicionamento da arcada dentária”, assinala Grijó, acrescentando que o público alvo reúne escolares em fase de dentição mista (permanente e de leite).

LEIA TAMBÉM

Prefeito de Vila Velha dará nome a creche municipal

Uma das 10 escolas municipais em construção, a futura Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) de Jaburuna ganhará o nome de um ex-prefeito de Vila Velha.

Publicada na edição desta segunda-feira (18), do Diário Oficial do Município, a Lei nº 6.265/2019, determina que a creche seja denominada “Umei Prefeito Solon Borges Marques”. Sancionada pelo prefeito Max Filho, a matéria é de autoria do vereador Osvaldo Maturano.

A Umei terá a capacidade de atender até 208 crianças de 1 a 3 anos, em dois turnos (manhã e tarde). Com dois pavimentos, a unidade terá cinco salas, salas multiuso, solário, pátios coberto e descoberto, além de setores de apoio pedagógico e administrativo. Pelo planejamento da Prefeitura, a escola municipal será inaugurada em 2020.

A construção da creche de Jaburuna está orçada em R$ 1.864.141,40 e será executada pela Edili Empreendimentos, que iniciará os trabalhos nos próximos dias e vai privilegiar, atendendo solicitação da administração, a contratação de mão de obra do bairro e região para a realização dos serviços.

Solon Borges 

Solon Borges foi prefeito de Vila Velha de 1973 a 1977. Natural da Serra, ele foi advogado e radialista e também governou Vitória, entre 1963 e 1966, tendo vencido sua primeira disputa eleitoral. Falecido em 2001, ele foi o único a governar as duas cidades que foram capitais do Espírito Santo: Vila Velha, primeiro centro político do Estado, e Vitória, atual capital capixaba. 

Seu trabalho junto às classes menos favorecidas ficou evidente desde o período de atuação como radialista na Rádio Espírito Santo. Em Vila Velha, Solon Borges (morador do bairro Garoto) investiu em melhorias nas comunidades da periferia. Durante seu mandato como chefe do Executivo Municipal, ele deu nome aos bairros: Vila Nova e Sagrada Família. 

Expansão da Rede Municipal 

Além da creche em Jaburuna, a Prefeitura de Vila Velha, com recursos próprios, também constrói as Umeis de São Conrado, Ulisses Guimarães, Jabaeté, São Torquato, Alecrim, Praia das Gaivotas, Centro (Sítio Batalha) e São Torquato. Também está em construção a Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Gil Bernardes, em Alvorada.  

Em 2020 serão criadas 5 mil novas vagas na Rede Municipal de Ensino, de acordo com o planejamento feito pela Secretaria Municipal de Educação.