CIDADE

Vila Velha agiliza processo de geradoras de resíduos sépticos

O cadastro deverá ser realizado pelo e-mail residuossepticos@vilavelha.es.gov.br.

Em 10/10/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Felix Falcão - Semcom/PMVV

A Prefeitura de Vila Velha iniciou a digitalização de todo processo de cadastramento das empresas que geram resíduos sépticos. Para isto, é necessário que os empreendimentos enviem alguns dados como nome da empresa, tipo de empresa (consultório, clínica, laboratório...), CNPJ ou CPF do proprietário, endereço completo, registro do responsável perante o conselho representativo, telefone e nome completo do responsável.

De acordo com Felipe Salvador, coordenador do cadastro da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu), o cadastro deverá ser realizado pelo e-mail residuossepticos@vilavelha.es.gov.br.

“Vale destacar que, antes, todo o processo durava em média de 3 a 4 dias para a empresa obter a declaração da Prefeitura. Agora, no máximo em 2 dias, a declaração é enviada por e-mail para empresa solicitante. Estamos economizando tempo, materiais como papeis e pilhas de processos que ocupavam um espaço expressivo na Semsu”, concluiu.

Após o envio da declaração para a empresa, a coleta terá início em no máximo sete dias. A coleta de resíduos sépticos contempla materiais da saúde, tais como: materiais perfuro cortantes, hospitalares, agulhas, seringas, gazes, bandagens, algodões, tecidos removidos, meios de culturas, animais mortos de pequeno porte, luvas descartáveis, entre outros.

Vale destacar que a coleta não contempla medicamentos vencidos. Esse tipo de material deve ser descartado por empresa particular contratada pelo gerador, para que seja feito o correto descarte.

A declaração emitida tem validade de 1 ano, devendo ser renovada anualmente e também deve ser renovada em caso de troca da empresa que presta o serviço de coleta a PMVV, ou também se a empresa solicitante mudar seu endereço.

Podem solicitar este tipo de serviço, drogarias, clinicas, consultórios, laboratórios, casas de repouso dentre outros da área. Informações pelo telefone 3149 7290.   

LEIA TAMBÉM

Atendimento de advogados de graça no Plantão da Cidadania em Cobilândia

O bairro Cobilândia vai receber, nesta sexta feira (11), na Praça Vereador Sebastião Cibiên, o Plantão da Cidadania. Haverá atendimento de advogados nas diversas áreas do Direito totalmente gratuito para a população, entre outros serviços. O evento é aberto ao público e será realizado de 9h às 17h.

Na ocasião, será ofertado atendimento nas áreas do Direito de Família, Previdenciário, Trabalhista, Terminal, entre outros.  Por meio de uma parceria com a Prefeitura de Vila Velha, o Procon Municipal também estará presente para fornecer dicas e orientações em relação à Defesa do Consumidor.

“Iremos oferecer os serviços do Procon Municipal nesse mutirão. É uma maneira a mais do município estar presente junto às comunidades, ofertando serviços de orientação aos consumidores”, ressaltou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, André Almeida.

Luiz Telvio Valim, presidente do Sindicato dos Advogados do Espírito Santo, afirma que o objetivo é prestar orientação segura, precisa e eficiente. “São dicas e informações importantes para que a pessoa possa exercitar de forma plena os seus direitos e a sua cidadania”, ressaltou.

Outra parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) vai oportunizar que as pessoas interessadas em abrir uma microempresa recebam consultoria. Uma unidade do Hemoes também estará presente promovendo um mutirão de cadastro de doadores de medula óssea, assim como a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (AFEC), com ações de conscientização.

O evento é realizado pelo Sindadvogados do Espírito Santo em parceria com a Prefeitura de Vila Velha, Sebrae e OAB.