CIDADE

Vila Velha apresenta projeto para a construção de creche em Araçás

O plano prevê a construção da Umei para atender crianças de 1 a 5 anos.

Em 12/11/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Felix Falcão - Semcom/PMVV

Foi retomado o projeto da construção de uma Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) no bairro Araçás. O plano foi apresentado pela gestão municipal nesta terça-feira (12), na sede administrativa da Prefeitura de Vila Velha, em Coqueiral de Itaparica, a moradores da região, que puderam opinar sobre a futura creche.

O plano prevê a construção da Umei para atender crianças de 1 a 5 anos do bairro Araçás e região, em área de 8,7 mil metros quadrados, pertencente ao município desde a desapropriação ocorrida há quase 14 anos (por meio do Decreto nº 150/2005), ao lado da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Marina Barcellos Silveira, na Rua Lima.

“O projeto de construção desta creche municipal foi iniciado em 2005, durante meu segundo mandato como prefeito de Vila Velha. A Prefeitura está investindo na construção de Umeis, para a ampliação do acesso à Educação Infantil”, afirmou Max Filho.

O prefeito recebeu do presidente do Movimento Comunitário de Araçás, Nicolas Trancho, um documento contendo 150 assinaturas de moradores do bairro, solicitando a construção da Umei.

“O projeto foi apresentado aos moradores da região e agora será trabalhado, para melhor atender às crianças da área, de acordo com a legislação e a boa técnica”, declarou o secretário municipal de Educação, Roberto Beling.

Durante o encontro, a administração municipal também sinalizou com o projeto de reforma e ampliação da Umef Marina Barcellos Silveira.

Também participaram da reunião o vereador Reginaldo Almeida e técnicos da Secretaria Municipal de Educação, que irão definir, junto à Secretaria Municipal de Obras, o cronograma de todo o projeto, desde a licitação pública, passando pelo tempo de execução das intervenções até a definição da quantidade de vagas, bem como os espaços que serão disponibilizados na creche.

Nove creches em construção

Atualmente, a Prefeitura de Vila Velha está construindo nove Umeis: Jabaeté, São Conrado, Ulisses Guimarães, Divino Espírito Santo, Centro (Sítio Batalha), Jaburuna, São Torquato, Alecrim e Praia das Gaivotas. Estas unidades serão inauguradas em 2020, possibilitando a abertura de mais de 3 mil vagas na Educação Infantil em todas as regiões do município. 

LEIA TAMBÉM

PPP da Iluminação e luzes de Natal em Vila Velha

Faltam quase 40 dias para o Natal, mas todos os tons da característica festa cristã, que celebra o nascimento de Jesus, deu o tom de uma Assembleia Popular diferente realizada nesta segunda-feira (11), em plena Praça Duque de Caxias, Centro.

No evento ficou demonstrado que Vila Velha vive um momento iluminado, com a inauguração da decoração e luzes de Natal no local e também o anúncio da aprovação, pela Câmara Municipal, do projeto de Parceria Público-Privada (PPP), de autoria do prefeito Max Filho, que vai ampliar e modernizar todo o parque de iluminação da cidade.

Aprovado em regime de urgência pela Câmara Municipal nesta segunda-feira (11), o Projeto de Lei Complementar PLC nº 5.253/19, que prevê a substituição de todas as 35 mil luminárias de Vila Velha por lâmpadas de LED (mais potentes, porém com menor consumo de energia elétrica), em 15 meses após a assinatura do contrato com a empresa que vender licitação pública.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) coordena o projeto em parceria com a Prefeitura de Vila Velha. O prazo de validade da PPP será de 20 anos, sob modelo de “Concessão Administrativa”, com investimentos da ordem de R$ 121 milhões.

“Com um moderno sistema de iluminação pública, Vila Velha será uma cidade ainda mais atrativa e segura. A Prefeitura também trabalha para que todas as praças e orla da cidade tenham Wi-Fi disponível à população”, afirmou Max Filho para um público de mais de 300 pessoas, presentes na Praça Duque de Caxias.

 Foto: Felix Falcão - Semcom/PMVV

Iluminação de Natal

Coube à pequena Joana, filha do vice-prefeito Jorge Carreta, acionar o dispositivo que inaugurou a iluminação de Natal da Praça Duque de Caxias, incluindo uma belíssima árvore, com 10 metros de altura e 20 mil lâmpadas de LED. A iluminação e decoração natalinas no Centro também contemplam o Teatro Municipal e o Centro de Capacitação e Complementação (Titanic).

“Vila Velha está mais bonita para os seus moradores e turistas. A cidade voltou a ter alegria de Natal com a atual gestão”, declarou o secretário municipal de Administração, Rafael Gumiero.

O encontro desta segunda-feira (11) foi marcado por apresentações da cantora Iza Collins e coral Bom Pastor, da Igreja Luterana.

No total, 1 milhão de lâmpadas, a maioria em LED, iluminarão Vila Velha, decorando avenidas, ruas e praças das cinco regiões da cidade. Haverá 1,2 mil árvores naturais decoradas com refletores e lâmpadas.

Os bairros que estão recebendo iluminação são: Centro, Glória, Terra Vermelha, Ulisses Guimarães, Praia da Costa, Itaparica, Itapuã, Avenida Carlos Lindenberg, Orla (Praia do Ribeiro, Praia da Costa, Itapuã e Itaparica). As praças que estão recebendo iluminação, são: Coqueiral de Itaparica, São Torquato, Barra do Jucu, Riviera da Barra, Araçás, Jardim Colorado, Terra Vermelha.

Árvores de Natal

Na quinta-feira (14), será inaugurada a árvore de Natal da Praia da Costa, que terá 17 metros de altura e 50 mil lâmpadas LED. A Avenida Carlos Lindenberg também terá uma árvore de Natal iluminada, também com 17 metros de altura e 50 mil lâmpadas em LED.