CIDADE

Vila Velha celebra 73 anos de emancipação política e administrativa

Em 26 de julho de 1947 Vila Velha reconquistou, definitivamente, seu status de município.

Em 26/07/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Semcom/PMVV

Foi no dia 26 de julho de 1947, como resultado de uma Emenda à Constituição do então deputado estadual Constituinte Saturnino Rangel Mauro, a cidade de Vila Velha reconquistou, definitivamente, seu status de município.

No próximo domingo, dia 26 de julho, Vila Velha comemora 73 anos de emancipação política e administrativa.

Em dois momentos de sua história, o município foi anexado a Vitória. Nesses períodos (1931 a 1938 e 1943 a 1947), foi transformada em distrito da capital do Estado, privado de autonomia e considerada “cidade dormitório”.

Foi no dia 26 de julho de 1947, como resultado de uma Emenda à Constituição do então deputado estadual Constituinte Saturnino Rangel Mauro, a cidade reconquistou, definitivamente, seu status de município.

Mudou a história

Um trabalhador baiano, que migrou para Vila Velha e aqui constituiu família e teve oito filhos ajudou a mudar a história a partir daquele momento, há 73 anos.

E, nas voltas que o Mundo dá, calhou de vir a ser prefeito de Vila Velha um de seus oito filhos, o jovem médico Max Freitas Mauro. Em seu governo, no ano de 1971, o filho de Saturnino instituiu os símbolos municipais: o Hino de Vila Velha, junto com o brasão e a bandeira.

"Instituído o hino, ele já foi apresentado à cidade, cantado pela Marinha do Brasil, na festa de 23 de maio daquele ano”, lembrou Max Mauro, que também foi governador do Estado do Espírito Santo.

O hino foi escrito pelo Capitão Sérgio Vilella de Moraes e descreve com leveza a história da chegada do Vasco Fernandes Coutinho e as belezas naturais da cidade.

Oficializado pela Lei nº 1.356, em 1971, o hino também é conhecido como “Cidade Encantada".

Confira a letra:

Venha de onde vier
Vamos chegando devagar
Veja a beleza desta terra.
Com o seu povo feliz sempre a cantar.

Sob a colina sagrada
Vasco Coutinho fundo
A cidade encantada
Que a Virgem Santa abençoou.

Homens, mulheres, crianças
Juntos num só coração
Para frente Vila Velha querida
Pela grandeza da nossa nação. (Com informações da Prefeitura de Vila Velha)