CIDADE

Vila Velha Contra o Sarampo imuniza três mil pessoas

A imunização ocorreu em quatro pontos da cidade.

Em 21/08/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação - Semcom/PMVV

Mais de três mil pessoas foram vacinadas contra o sarampo no último sábado (17), em Vila Velha. A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde Vila Velha (Semsa) emitiu boletim com o balanço nesta terça-feira (20), que também abordou medidas de prevenção sobre a doença no município.

A imunização ocorreu em quatro pontos. Além das três mil vacinadas, outras mil pessoas não conseguiram se imunizar porque estavam com o cartão de vacina em dia ou não cumpriam critério. A ação ocorreu no Shopping Vila Velha, Shopping Boulevard, US Terra Vermelha e US Santa Rita, das 10h às 21h, nos shoppings, e das 8h às 17h nas unidades de saúde.

COMPRE PRODUTOS RACCO PELO SITE

A intensificação "Vila Velha Contra o Sarampo" prossegue em 17 unidades de saúde do município, de segunda à sexta-feira, de 7h às 16h30.

Veja a integra do informativo:

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DO SARAMPO 

O setor de vigilância epidemiológica recebeu até a data desta publicação, 24 fichas de notificação compulsória de casos suspeitos de sarampo. Todos os casos foram investigados e monitorados.

Do total de casos notificados, 24 foram descartados, nenhum foi confirmado. O caso que estava sob investigação foi descartado pela Secretaria Estadual de Saúde. Trata-se do caso de sarampo do menino de 11 meses, morador de VV. O resultado de urina chegou negativo para a doença. 

Todas as medidas de controle e bloqueio vacinal foram adotadas no período de investigação pelo serviço de Vigilância Epidemiológica da Semsa.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES A POPULAÇÃO: 

De acordo com as informações, anteriormente publicadas, o Ministério da Saúde/MS orienta, neste momento, que:

Crianças entre seis meses a menores de 1 ano de idade, recebam uma dose da vacina tríplice viral neste período. Pessoas de 1 a 29 anos comprovem em seu cartão de vacina duas doses da vacina tríplice viral. (Registrada como; tríplice viral, ou MMR ou SCR). Pessoas de 30 a 49 anos que comprovem em seu cartão de vacina uma dose da vacina tríplice viral. (Registrada como; tríplice viral, ou MMR, ou SCR). Pessoas a partir de 50 anos, que residem na Grande Vitória ou que vão viajar para estados com circulação do vírus, conforme orientações do MS, não precisam receber nenhuma dose da vacina tríplice viral. Não devem receber a vacina tríplice viral: Casos suspeitos de sarampo; Gestantes; Menores de 6 meses de idade; Pessoas com o sistema imunológico imunocomprometido.

SINAIS E SINTOMAS DA DOENÇA 

Caso a criança, jovem ou o adulto inicie com sintomas de febre e manchas avermelhadas pelo corpo, acompanhado de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, deve ser encaminhado imediatamente a um serviço de saúde para ser avaliado e orientado por um profissional.

Precisa também evitar contato com outras pessoas a partir do surgimento das manchas avermelhadas pelo corpo, que são chamadas de exantemas e caso não necessite de internação, deve seguir em isolamento domiciliar, até que os resultados dos exames laboratoriais fiquem prontos.

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DE VILA VELHA 

Giovana Seabra Ramalho - Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal
Rafaela Cassiano Zamboni - Referência Técnica das Doenças Exantemáticas
Waleska Fernandes Peruchi - Referência Técnica do Programa Municipal de Imunizações
Luisa Gasperazzo Vigna - Referência Técnica da Rede de Frio Municipal
Pollyana Marques Ferreira - Referência Técnica do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização/SIPNI

LEIA TAMBÉM

40ª edição dos Jogos Escolares começa com pira olímpica e campeão mundial

A 40ª edição dos Jogos Escolares do Município de Vila Velha (JOEMVVE) começaram em grande estilo nesta terça-feira (20). Realizada na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) “Senador João de Medeiros Calmon”, em Praia das Gaivotas, a cerimônia de abertura das competições contou com a presença do campeão mundial e medalhista nos Jogos Pan-Americanos no Atletismo, Paulo André, que, acompanhado de duas alunas competidoras, acendeu a pira olímpica.

Foto: Felix Falcão - Semcom/PMVV

As delegações das 28 escolas municipais que participam do JOEMVVE participaram do desfile, que também contou com apresentações de ginástica artística e musical de alunos da Rede Municipal de Educação, diante de um público de quase 1 mil pessoas, formado por estudantes, professores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“A união entre Educação e esporte é fundamental na formação das crianças. A Prefeitura de Vila Velha tem investido nestas duas áreas. A cerimônia de abertura foi emocionante”, afirmou o vice-prefeito Jorge Carreta.
Em 2019, o JOEMVVE contará com a participação de aproximadamente 1,5 mil alunos, quase o dobro da última edição, que contou com 800 estudantes na disputa das competições. A competição será realizada até o dia 13 de setembro em diversas unidades da Rede Municipal de Educação.

“As políticas públicas são mais eficazes quando aplicadas de forma contínua. Os Jogos Escolares mostram isso, ao chegarem à 40ª edição”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Roberto Beling, que acompanhou a cerimônia de abertura com os subsecretários da Semed, Maurício Luiz Gorza (Pedagógico) e Soliandra Della’Parte Mattos (Administrativa e Financeira).

Modalidades

Além das modalidades individuais (atletismo, badminton e natação), as disputas dos esportes coletivos também serão destaque no JOEMVVE 2019, com jogos de vôlei, handebol, futsal e basquete.

“Eu iniciei nos Jogos Escolares. Este evento é muito importante, não apenas pelo caráter evidentemente esportivo, mas também na formação das crianças”, declarou Paulo André, campeão mundial e medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no revezamento 4x100m. O atleta deu os seus primeiros passos no esporte na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Rubens José Vervloet Gomes, também conhecida como Vila Olímpica, localizada em Soteco.

“Estamos treinando desde o início do ano para disputar os Jogos Escolares. A expectativa é grande para conquistarmos um bom resultado no futsal feminino", afirmou Gabriele Gonçalves Dias, aluna do 7º Ano da Umef Reverendo Antônio da Silva Cosmo, também conhecida como Escola Parque, de Jardim Colorado.

Campanha contra o racismo

Esta edição tem uma novidade: será realizada uma campanha contra o racismo durante o JOEMVVE, promovida pela Semed e desenvolvida pelo Setor de Esportes em conjunto com a Coordenação de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas (Ceafri). No uniforme de cada aluno que disputará os Jogos haverá uma logomarca contra o racismo.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL