SAÚDE

Vila Velha (ES) atende 100% dos casos de pré-natal de alto risco

São acolhidas, inclusive, gestantes que possuem plano de saúde.

Em 11/12/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Em Vila Velha, 100% das gestantes que apresentam fatores que caracterizam gestação de alto risco recebem atendimento diferenciado. Essas gestantes são encaminhadas das Unidades de Saúde para a rede especializada. Ou seja, o Centro Municipal de Atenção Secundária (Cemas Mais Saúde) de Vila Velha.

No Cemas, o número de consultas que essas pacientes terão para serem assistidas vai depender da sua necessidade. Dois médicos - Sérgio Rua e Danilo Peroba - atendem as gestantes de alto risco e a médica Mairie Reis atende os casos de gestação na adolescência.

“As gestantes de alto risco são acolhidas com foco na doença que apresentam. Elas passam por, no mínimo, seis a sete consultas durante a gestação. Temos casos de pacientes que são atendidas semanalmente. Tudo depende do fator de risco que ela apresenta. Esses fatores vão desde diabetes, hipertensão, até casos de má formação genética”, disse o ginecologista e diretor técnico do Cemas, Sérgio Rua.

“Temos acolhido, inclusive, gestantes que têm plano de saúde. Essas gestantes nos procuram e fazem o acompanhamento aqui no Cemas”, completou.

O Cemas mantém contato com os hospitais que acolhem essas gestantes. Na época do parto, quando o risco é fetal, essas mulheres são encaminhadas para o Heimaba, onde há UTIN com faz cirurgia pediátrica, quando necessário. Quando o problema apresenta risco de vida para as mães, elas são encaminhadas para o Hospital das Clínicas ou para o Jayme Santos Neves, já que esses hospitais têm uma rede de especialidades que serve para proteger a vida da mulher.

“Fazemos a interlocução entre as gestantes e os pediatras do Heimaba. Durante a gestação, encaminhamos as mães, que apresentam problemas com o feto, para se consultarem com os pediatras de lá, que orientam como será o acesso ao hospital e os procedimentos que serão realizados com o bebê após o parto”, ressaltou o Dr. Sérgio.

Fatores que caracterizam a gestação de alto risco
 
- Síndromes hipertensivas da gravidez;
- Gestação ectópica(que ocorre nas trompas);
- Abortamento habitual;
- Anormalidades (malformações) uterinas;
- Feto morto ou morte neonatal não explicada;
- Trabalho de parto prematuro;
- Neoplasia ginecológica (Câncer de colo, de vulva, de vagina, de ovário);
- Cirurgia uterina anterior;
- Cardiopatias;
- Pneumopatia crônica;
- Doenças da tireóide;
- Retardo mental;
- DST´s;
- Doenças psiquiátricas;
- Infecções;
- Crescimento uterino maior ou menor do que o esperado;
- Gestação gemelar ou múltipla;
- Diabetes associada à gestação;
- Ruptura prematura de membranas (antes de 37 semanas);
- Ganho de peso excessivo.

Fonte:PMVV