CIDADE

Vila Velha está entre as cidades mais transparentes do Brasil

O município deve saltar da quinta para a terceira posição no ranking nacional.

Em 18/02/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura

Vila Velha está entre as três cidades com mais de 50 mil habitantes mais transparentes do Brasil. O município deve saltar da quinta para a terceira posição no ranking nacional em função do acréscimo de 0,8% na nota, que passou de 9,77 para 9,85, após reconsideração da Controladoria Geral da União (CGU).

OPORTUNIDADE de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/VIP/NEGOCIOEOPORTUNIDADE

Em dezembro de 2018, a Secretaria Municipal de Controle e Transparência solicitou que a nota fosse reavaliada pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Escala Brasil Transparente (EBT) - Avaliação 360°. Com isso, o município obteve a mesma nota da Capital capixaba, que ficou em terceiro lugar no ranking geral entre os 691 entes federativos.

Foto: Claudiano Gomes - Semcom/PMVV

A CGU analisou os dados disponibilizados nos portais na internet e os pedidos de acesso à informação em cumprimento ao que determina a Lei de Acesso à Informação (LAI), além de normativos sobre transparência.

O município da Serra ficou com a primeira posição, seguido de Oriximiná, no Pará, e em terceiro lugar Vitória, que obteve a mesma nota de Vila Velha; na quarta posição ficou Vitória da Conquista, na Bahia. O Espírito Santo ficou na 12ª posição em relação ao estados.

ESPAÇO RACCO SHOP DIGITAL: Facilidades de pagar com segurança e receber os produtos RACCO em casa: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home

Pouco antes de assumir a pasta de Desenvolvimento Econômico, o então Secretário Municipal de Controle e Transparência, André Abreu de Almeida, disse que “o resultado alcançado reflete todo o trabalho que foi desenvolvido ao longo de 2 anos, graças ao trabalho de um quadro de servidores comprometido na ampliação da transparência e no ambiente do controle interno”, creditou.