TEMAS GERAIS

Vila Velha recebe central para cadastro biométrico.

Ao todo, 260 mil eleitores devem passar pelo procedimento.

Em 26/06/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Os eleitores de Vila Velha, no Espírito Santo, que ainda não fizeram o cadastro biométrico vão começar a registrar as digitais nesta segunda-feira (26). Uma central de atendimento foi montada no Shopping Boulevard para acelerar o trabalho do Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-ES).

A central fica na praça de alimentação do shopping e funciona até janeiro de 2018. Ao todo, 260 mil eleitores devem passar pelo procedimento, que coleta dados biométricos, fotografia e assinatura digital. Apenas 15% do eleitorado de Vila Velha já têm o cadastro.

Para fazer o cadastro o eleitor precisa apresentar um documento oficial de identificação e o comprovante de residência.

O cadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores entre 18 e 70 anos. Os eleitores que tem o voto facultativo (analfabetos, jovens com 16 e 17 anos e cidadãos com mais de 70 anos) e que possuem interesse em participar do processo eleitoral também deverão fazer o cadastro biométrico.

A CNH e o novo modelo de passaporte não são aceitos como documento de identificação para o primeiro título, por não terem dados como nacionalidade/naturalidade ou filiação.

O eleitor que não comparecer dentro do prazo estabelecido terá o título cancelado. Quem não fizer o cadastro está impedido de obter passaporte, de participar de licitações, de tomar posse em cargos públicos e de se matricular em instituições públicas de ensino.

Central de Atendimento da Biometria

  • A partir de 26/6/2017
  • Boulevard Shopping, Vila Velha
  • Das 10h às 18h30 de segunda a sexta-feira
  • Das 11h às 18h30 no sábado.

(Foto: Reprodução/ TV Gazeta)