CIDADE

Vila Velha resgata projeto para futura creche de São Torquato

A creche será inaugurada em 2020.

Em 19/08/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Fabricio Lima - Semcom/PMVV

A Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) que está sendo construída pela Prefeitura de Vila Velha em São Torquato é um projeto que foi resgatado pela atual administração. Pelo planejamento da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a creche será inaugurada em 2020.

A construção da nova unidade, com capacidade inicial para 376 crianças em dois turnos, matutino e vespertino, foi iniciada em dezembro de 2018. As intervenções atuais contemplam a fundação do prédio. O investimento total na obra será de R$ 4.552.342,82, parte recursos próprios da Prefeitura de Vila Velha e parte recursos do Governo Federal. 

Foto: Fabricio Lima - Semcom/PMVV

A nova Umei de São Torquato, que contará com 10 salas de aula, fraldários, sala multiuso, sanitário para pessoas com deficiência, dentre outros espaços, está sendo erguida de acordo com o projeto arquitetônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Governo Federal, inserido no programa Proinfância.

Histórico

O primeiro contrato para a construção da creche em São Torquato recebeu ordem de serviço em maio de 2012, porém, meses depois, a obra foi paralisada, e o compromisso rescindido em 2013.

Ainda em 2013, o FNDE alterou a metodologia construtiva para Metodologia Inovadora (MI) e licitou as empresas para executar obras em todo o país.

Em 2014, a gestão municipal anterior a atual contratou novamente a execução da obra, porém o contrato foi rescindido no ano seguinte, por conta de reinvindicações por parte da empresa de reajuste, devido à demora entre a data de licitação e do início da execução do contrato.

LEIA TAMBÉM

Fumacê continua rota do mês de agosto visitando 58 bairros

Durante todo este mês, a Prefeitura de Vila Velha vai realizar o serviço de combate ao mosquito do gênero Culex (pernilongo), por meio do carro fumacê. O veículo visitará 58 localidades, de segunda-feira (19) a sexta-feira (23), conforme cronograma semanal elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). 

O carro passa sempre após às 18 horas e é importante que os moradores abram as janelas e portas das residências para que haja uma maior eficácia na aplicação do produto.

A rota programada poderá sofrer alterações de acordo com as demandas e o clima. Pois, em dias de muita chuva, o serviço não pode ser realizado. Caso o munícipe tenha alguma dúvida quanto à realização do serviço ou queira fazer reclamações/sugestões, basta registrar por meio da Ouvidoria Municipal 162. 

PROGRAMAÇÃO: 

19/08: Cobilândia, Nova América, Jardim Marilândia, Jardim do Vale, Santa Clara, Vale Encantado e Rio Marinho;
20/08: São Conrado, Ulisses Guimarães, João Goulart, Normília da Cunha,  Jabaeté, Barra do Jucu, Santa Paula  I-II, Cidade da Barra e Riviera da Barra;
 21/08: Ilha dos Ayres, Vista da Penha, Cristóvão Colombo, Divino Espírito Santo, Jardim Asteca, Polo Empresarial Novo México, Vila Nova, Novo México, Jardim Colorado, Santa Mônica Popular, Santa Mônica, Cocal, Residencial de Coqueiral, Boa Vista I-II, Soteco, Nossa Senhora da Penha e Santos Dumont;
22/08: Ilha das Flores, Vila Batista, Pedra dos Búzios, Vila Garrido, Paul, Argolas, Alecrim, Primeiro de Maio, Industrial, Santa Rita, Zumbi dos Palmares, Alvorada, Ilha da Conceição, Darly Santos e Pontal das Garças;
23/08: Cobi de Baixo, Cobi de Cima, São Torquato, Boa Vista, Planalto, Sagrada Família, Chácara do Conde e Morada da Barra.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL