CIDADE

Vila Velha terá Centro de Cidadania para profissionalização

Max Filho recebeu ontem (22), os secretários de Estado de Economia e Planejamento.

Em 23/08/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Felix Falcão - Semcom/PMVV

Vila Velha terá o primeiro espaço de vivência, lazer, cultura e qualificação profissional para os jovens. Para isso, uma área será reservada, na Região 5, para abrigar o projeto de um Centro de Cidadania, a ser instalado por meio de uma parceria entre a gestão municipal e o Governo do Estado do Espirito Santo.

Para a execução da proposta, o prefeito Max Filho recebeu, em seu gabinete, na tarde de ontem (22), os secretários de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, e de Direitos Humanos, Nara Borgo, para definir os detalhes da localização do projeto voltado especialmente para a profissionalização de jovens.

“Para nós é uma parceria estratégica e imprescindível no sentido de atrair para o município um Centro de Referência para a Juventude, no qual serão oferecidos cursos de qualificação de mão de obra para dar mais horizonte aos jovens da nossa cidade”, avaliou Max Filho.

COMPRE PRODUTOS RACCO PELO SITE

Durante o encontro, o prefeito listou vários locais nos bairros da Grande Terra Vermelha que podem abrigar o Centro de Cidadania. “Nós temos muitas opções de localização. No que depender da gente, nós vamos viabilizá-lo porque o projeto é muito importante para a comunidade”, destacou.

“Esse projeto faz parte do eixo social do programa Estado Presente. Então, nós vamos promover, no município, várias ações ligadas a atividades de cultura, esporte, saúde, educação. Viemos aqui, hoje, para conversarmos sobre a instalação dos Centros de Juventude, nos quais vamos oferecer cursos profissionalizantes, além de atividades importantes para o desenvolvimento das potencialidades dos jovens”, explicou a secretária estadual de Direitos Humanos, Nara Borgo.

A proposta dos Centros de Juventude figura entre as ações prioritárias e definidas no planejamento estratégico do Governo Estadual, segundo o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc. “Pretendemos instalar o primeiro em Vila Velha e outro na Serra até novembro deste ano. Depois, serão outros 12 centros em pelo menos 10 municípios até 2022”, antecipou. E ainda destacou: “Não podemos pensar em segurança pública sem essa articulação”, sentenciou.

LEIA TAMBÉM

Congo e exposição fotográfica na programação do “Folclore na Vila”

Para celebrar a identidade cultural do capixaba, a programação do “Folclore na Vila”, promovido pela Prefeitura de Vila Velha, está repleta de atrações. São apresentações de danças e congo, exibições de filmes e exposições fotográficas nesta sexta-feira (23) e sábado (24).

A Casa da Memória vai receber, a partir desta sexta-feira, às 16 horas, exposição fotográfica sobre o folclore capixaba, que ficará em cartaz até o dia 12 de setembro. São registros de várias manifestações populares, como: as folias de reis, os reis de boi, o ticumbi, o alardo e de várias bandas de congo do Estado.

Foto: Felix Falcão - Semcom/PMVV

A exposição conta com trabalhos de vários fotógrafos capixabas, como: Tadeu Bianconi, Zanete Dadalto, Gabriel Lordello, Vitor Nogueira e Humberto Kapai. Muitas fotografias fazem parte do acervo da Comissão Espírito-santense de Folclore, que foi formada e teve sua primeira exposição durante o XVII Congresso Brasileiro de Folclore ocorrido em Vitória de 24 a 28 de novembro de 2009, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Congo

Já no sábado, as atividades são na Barra do Jucu, onde se encontram as tradicionais bandas de congo e a festa de São Benedito. A partir das 19 horas, nas ruas do bairro, elas irão se apresentar, assim como os grupos de folclore e capoeira.

A Rua Ana Penha Barcelos será interditada para a apresentação do grupo de capoeira Dendê Maruô e da Banda de Congo Mestre Honório, que se apresentará em frente ao espaço cultural Tambor de Congo, onde ocorrerá o lançamento do novo site da Comissão de Folclore.

Pela rua, em cortejo em frente aos bares Espera Maré e República da Barra, as bandas de congo Mestre Alcides e Tambor de Jacarenema vão se apresentar acompanhados da Banda de Congo Panelas de Barro de Goiabeiras em Vitória, que virá também participar do evento.

Junto a toda esta programação haverá ainda a projeção de filmes sobre o folclore capixaba nos bares e comércio para a comunidade.

Serviço

Exposição fotográfica sobre o folclore capixaba     
Data: Sexta-feira (23)
Horário: 16 horas
Local: a Casa da Memória, na Prainha.

Atividades na Barra do Jucu
Data: sábado (24)
Horário: 19 horas
Local: Barra do Jucu – Rua Ana Penha Barcellos

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL