SAÚDE

Vila Velha ultrapassa a meta de pessoas vacinadas contra a gripe.

A cidade imunizou 82,17% das pessoas. A meta do Ministério da Saúde era vacinar 80%.

Em 12/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foi divulgado na tarde desta quinta-feira (11) pela Vigilância Epidemiológica de Vila Velha, o resultado da campanha de vacinação contra a Influenza, também conhecida como gripe, no município. A cidade ultrapassou a meta prevista pelo Ministério da Saúde para a campanha. A intenção era imunizar 80% e  Vila Velha vacinou 82,17% das pessoas beneficiadas pela campanha.

“O resultado foi maravilhoso! Atingimos a meta prevista pelo Ministério da Saúde para a campanha, na verdade ultrapassamos. A meta era imunizar 80% e nós vacinamos 82,17% das pessoas beneficiadas nessa campanha, que foram: crianças com até 4 anos 11 meses e 29 dias, gestantes, trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, pessoas acima de 60 anos, povos indígenas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, com prescrição médica”, disse a coordenadora do Núcleo de Vacinas de Vila Velha, Michelle Ferreira.

Foram vacinadas 68.786 pessoas, das 83.694 que se encaixavam no perfil exigido pelo Ministério da Saúde para receberem a vacina.  A campanha foi realizada do dia 04 de maio até o último dia 09 (terça-feira).

Influenza - A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Fonte: Secom/PMVV