CIDADE

Vitória faz ação contra a violência doméstica nas feiras

Lorenzo Pazolini esteve na ação de combate à violência, na feira livre de Jardim da Penha.

Em 14/03/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Elizabeth Nader/PMV

“Infelizmente nós sabemos que a violência doméstica, a violência de gênero está presente em todas as classes sociais, independente da questão financeira ou econômica", disse o pre3feito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

A feira livre do bairro Jardim da Penha recebeu, na manhã deste sábado (13), a ação do projeto “Maria da Penha vai à Feira”, que tem como objetivo levar informações sobre a rede municipal de enfrentamento à violência doméstica por meio de abordagens, conversas e a realização de denúncias.

A ação, que é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), também faz parte da programação alusiva ao mês da Mulher. O projeto Guarda Cidadã, desenvolvido pela Guarda Civil Municipal, esteve presente com uma van para mostrar a importância da denúncia e as situações vividas por mulheres em situação de violência.

Equipe da PMV fez abordagem da população para apresentar a rede de proteção e atendimento oferecidos pelo município. Foto: Elizabeth Nader/PMV

Durante a manhã, uma equipe de servidores da Semcid, na companhia do prefeito, Lorenzo Pazolini, da vice-prefeita, Capitã Estéfane e da secretária responsável pela pasta, Neuzinha de Oliveira, percorreu toda a feira para abordar a população e apresentar a rede de proteção e atendimento oferecidos pelo município.

“Infelizmente nós sabemos que a violência doméstica, a violência de gênero está presente em todas as classes sociais, independente da questão financeira ou econômica. Por isso, viemos hoje à Jardim da Penha conscientizar, trazer conhecimento e principalmente encorajar mulheres que estejam sofrendo violência doméstica a falarem, a denunciarem, a procurarem a ajuda da polícia, procurarem a ajuda da Prefeitura Municipal de Vitória”, disse Pazolini.

Diálogo

“Usamos o diálogo para mostrar para a mulher que ela conta com uma rede de atendimento. Também damos informações quanto às diversas formas de violência contra as mulheres. Precisamos chamar a atenção para a necessidade de mudança dessa realidade", apontou a secretária Neuzinha de Oliveira.

“Nós estamos ao lado das mulheres, caminhando com elas, dando instrumento para a transformação de suas vidas. As mulheres não podem se calar. Seja violência psicológica, física ou financeira, elas têm que procurar ajuda, e nós, estamos à disposição 24 horas por dia”, completou o prefeito.

Atendimento à mulher

Na capital, a Prefeitura de Vitória possui o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramsv), que é um equipamento da Semcid que presta atendimento nos casos de violência doméstica, familiar e intrafamiliar em razão do gênero.

O serviço visa ao fortalecimento dos mecanismos psicológicos e sociais para que a mulher possa enfrentar e superar o quadro violento e receber informações para a garantia de seus direitos. O Cramsv está localizado na Casa do Cidadão, na avenida Maruípe, 2.544, em Itararé.

O horário para atendimento presencial é das 8h às 17h. Mais informações ou encaminhamentos também podem ser obtidos pelos telefones (27) 3382-5391 e (27) 99520-1927.

As ações do “Maria da Penha vai à Feira”, que tiveram início no último dia 2 de março, continuam até o próximo dia 3 de abril. Confira abaixo as próximas atividades:

Próximas feiras livres – “Maria da Penha vai à Feira”

20/03 - Centro / Rua Sete
21/03 - Gurigica
27/03 - Maria Ortiz
03/04 - São Pedro  (Com informações da Secom/PMV)

TÓPICOS:

SAÚDE   |  EMPREGOS & ESTÁGIO   | CIDADE   |   ESPORTES   |  POLÍTICA INTERNACIONAL