CIDADE

Vitória inicia reforma da escadaria da Basílica de Santo Antônio

Previsão é de que as obras na escadaria vão durar por três meses.

Em 05/02/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Jansen Lube/PMV

O objetivo é adequar a escadaria às normas de acessibilidade, proporcionando segurança e conforto para os pedestres.

Um dos mais belos cartões-postais de Vitória vai ganhar nova cara e também acessibilidade e mais segurança. Nesta sexta-feira (5), a Prefeitura de Vitória iniciou a reconstrução da escadaria de acesso à Basílica de Santo Antônio.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, visitou a obra ao lado de vereadores, líderes comunitários e do padre Roberto Camillato, pároco e reitor do Santuário.

A escadaria liga a rodovia Serafim Derenzi à rua Lodovico Pavini, em um lance de 40 metros. A intervenção vai durar 90 dias, com investimento de R$ 293 mil, gerando de quatro a oito empregos diretos, dependendo da etapa.

O objetivo é adequar a escadaria às normas de acessibilidade, proporcionando segurança e conforto para os pedestres.

Esforço

"Essa obra é um esforço conjunto de toda a equipe de governo. Em poucos dias de gestão, conseguimos disponibilizar recursos suficientes para a conclusão dessa obra e, em breve, iremos inaugurar a nova escadaria da Basílica de Santo Antônio, mais um ponto turístico da nossa cidade que está sendo valorizado", disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini."Os antigos degraus estão sendo demolidos, pois não estavam adequados às normas de acessibilidade. Novos degraus estão sendo construídos com 30 cm de largura e espelho de 17 cm", disse o secretário de Obras e Habitação, Gustavo Perin.

O padre Roberto Camillato agradeceu o empenho da atual administração em reformar a escadaria, que é um equipamento público municipal.

Escadaria

São oito lances de escadas intercalados por patamares, com dois acessos na parte baixa (rodovia Serafim Derenzi), chegando com um acesso na rua acima, que fica em frente à Basílica.

Toda a escadaria terá a proteção de guarda-corpo com 1,10 metro de altura e corrimão, totalizando 205 metros.

Uma faixa elevada para travessia de pedestres será construída na rua Ludovico Pavoni com cinco metros de largura e declives de 1,5 metro para acesso dos veículos. Onde existem rampas de concreto serão plantados 140 m² de grama. (Com informações de PMV)