MEIO AMBIENTE

Vitória lança 16 milhões de litros de esgoto sem tratamento diariamente.

Prefeitura diz que os outros municípios da região despejam 10 vezes mais.

Em 22/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Um levantamento feito pela Prefeitura de Vitória, e apresentado nesta segunda-feira (21), apontou que a capital ainda lança diariamente mais de 16 milhões de litros de esgoto sem tratamento. Mas segundo o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, a quantidade 10 vezes menor que o restante dos municípios que também lançam esgoto na Baia de Vitória.

O estudo durou cerca de um mês e mapeou pontos de poluição em toda a Grande Vitória. A informação da emissão de esgoto, contrapõe os dados da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) que afirma ainda que o esgoto da capital é 100% tratado.

A Secretaria de Meio Ambiente de Vitória mapeou os pontos onde o esgoto é lançado depois de a principal praia da capital, Camburi, ter ficado totalmente imprópria para banho. Durante o levantamento, foram tiradas fotos dos locais exatos onde o esgoto é jogado.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, atenta para o fato de que em fevereiro todos os pontos impróprios para banho estavam próprios há dois anos atrás. E questiona o aumento na emissão de esgoto nas praias da Grande Vitória.

“Já que estamos ligando o esgoto, diminuindo os pontos de emissão na cidade, por que que a praia se tornou imprópria naquele momento?”.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain, o volume de esgoto produzido na capital é dez vezes menor que o restante dos municípios que também lançam esgoto na Baia de Vitória.

“São mais de 106 milhões de litros, pelas nossas contas, que acabam sendo produzidas nos outros municípios e vão para a natureza. Não quer dizer que venham para Camburi ou danifiquem nossas praias, mas dependendo do movimento das marés, das chuvas, isso repercute muito no nosso exame de balneabilidade”, declarou o secretário. 

Pontos de lançamento de esgoto
O mapeamento mostrou que os principais pontos de lançamento de esgoto não tratado ficam nos bairros de Fátima e Jardim Carapina, na Serra; no Canal dos Escravos, em Vitória; o esgoto do interior, que desce pelas águas do rio Santa Maria da Vitória; o canal de Cariacica e os canais Marinho, Aribiri e da Costa, que ficam no município de Vila Velha.

A prefeitura pretende fazer uma ação conjunta com outros municípios e se necessário, entrar na justiça e contratar outra empresa de saneamento básico.

A procuradora do município de Vitória, Flávia Marquezini, declarou que é necessário que se aprimore a relação e a comunicação com a Cesan e com os municípios responsáveis pela poluição e trabalhe de forma parceira.

Fonte: G1-ES