CIDADE

Vitória realiza solenidade em agradecimento pela vacinação

Vitória homenageou servidores que participaram da campanha de vacinação contra Covid.

Em 22/04/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

Graças à união da Semus com mais de 20 instituições da sociedade civil organizada, dentre as quais se encontram igrejas, instituições de ensino, clínicas de vacinação, mais de 940 mil doses da vacina contra a Covid já foram aplicadas apenas na capital.

Não faltou emoção, reencontros e gratidão na solenidade realizada no auditório da Prefeitura Municipal de Vitória nesta quarta-feira (20) para homenagear os parceiros e servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) que participaram da campanha de vacinação contra a Covid-19.

Graças à união da Semus com mais de 20 instituições da sociedade civil organizada, dentre as quais se encontram igrejas, instituições de ensino, clínicas de vacinação, mais de 940 mil doses da vacina contra a Covid já foram aplicadas apenas na capital.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, fez questão de reforçar a importância dos profissionais de saúde e das instituições que se uniram ao município para imunizar o máximo de pessoas da forma mais célere possível, chegando a atender até pessoas de outros Estados do Brasil. 

"Nós elencamos a infraestrutura, a logística e a vontade de vocês para darmos a melhor resposta aos capixabas, mas alcançamos centenas de brasileiros que vieram à Vitória exclusivamente para se vacinar". E agradeceu emocionado o empenho dos profissionais da Semus e o apoio recebido pelos parceiros que atuaram na vacinação. "Mais que uma força de trabalho, vocês se tornaram um exército de vida, de salvação, levando fé, esperança e doses de amor e empatia para todos os 82 bairros de Vitória. Vocês deixam para todos nós um legado de união e dedicação", disse.

A vice-prefeita, capitã Estefane ressaltou o desafio enfrentado pelas equipes que atuaram na pandemia.

"Os profissionais de saúde trabalharam em emergências para salvar vidas, colocando suas vidas em risco e também a das suas famílias. Apenas quem tem amor e chamado enfrenta ameaças assim para preservar o próximo. É muito difícil fazer isso, mas fizemos e vamos continuar fazendo porque acreditamos em algo superior e em nossa humanidade", declarou.

A secretária de Saúde de Vitória, Joanna De Jaegher, destacou a importância dos servidores, parceiros e voluntários nos resultados alcançados.

"Vitória despontou no cenário nacional graças à qualidade e à dedicação dos seus profissionais e ao apoio recebido pelos parceiros. O trabalho de todos foi fundamental, desde a equipe de limpeza, até os médicos, todos juntos foram responsáveis pelo sucesso de vacinação em Vitória", declarou.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Vitória, Tatiane Comério fez uma retrospectiva de todo o processo de vacinação. Emocionada, ela se lembrou da chegada das vacinas, da busca dos idosos pelas doses de reforço e do empenho da equipe.

"Hoje, já aplicamos mais de 940 mil doses contra a Covid. Quantas mãos foram necessárias para atingirmos todos esses braços? A resposta está em poder falar hoje em números de vacinas e não de óbitos por Covid. A vacina não só salva vidas como previne doenças. Isso é maravilhoso. E é por isso que estamos aqui, para agradecer todas essas mãos que estiveram conosco nesse desafio que não foi, e não é fácil", disse.

Representando as instituições parceiras, o diretor de mercado Unimed Vitoria, Gustavo Peixoto elogiou a forma como a gestão conduziu o enfrentamento da pandemia apoiando a vacinação:

"Nós parceiros nos mobilizamos para contribuir de alguma forma com a Prefeitura de Vitória nesse processo. Foram muitos voluntários e instituições que se uniram e mostraram a força de uma sociedade unida. A sensação é de que vencemos uma grande batalha dentro de uma guerra. A guerra ainda não está vencida, é preciso continuar tomando as doses de reforço. Mas se hoje podemos nos reunir aqui, é por causa da vacina", afirmou.

O diretor da unidade de saúde de Santo Antônio, José Mario Funayama, representando os servidores da Semus, também relembrou os momentos difíceis da pandemia e celebrou o sucesso da vacinação:

"Desde janeiro de 2021 temos travado uma batalha incessante com a vacinação. Houve momentos de estresse, mas a alegria de vermos as pessoas se vacinando, os números de internações e óbitos caindo, nos motiva cada vez mais. Hoje estamos vivendo um momento sem mapas de risco de contaminação, sem obrigatoriedade de uso de máscaras, graças à vacinação", declarou.

Referência nacional

Tão logo as primeiras 4.769 doses da vacina contra a Covid- 19 chegaram a Vitória, em 19 de janeiro de 2021, a equipe de vacinação iniciou a imunização dos idosos residentes em Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPIs) e dos profissionais de saúde que atuavam nos hospitais da capital.

Todos os trabalhadores de saúde festejaram e dezenas se apresentaram para ajudar na campanha de vacinação. Depois de tantas perdas, esse era um momento de esperança, do qual todos queriam fazer parte. Mais de 20 instituições se uniram ao município nesse movimento para imunizar o máximo de pessoas o mais rápido possível.

Vitória se tornou referência nacional em vacinação disponibilizando uma estrutura completa para imunizar a população. Foram utilizadas 28 salas de vacinação das unidades de saúde, hospitais, postos volantes em igrejas, faculdades e vacinação em domicílios (para pessoas acamadas), com imunizações acontecendo tanto durante a semana como também aos sábados e em feriados.

Daquele primeiro dia até esta quarta-feira (20) já foram mais de 940 mil doses aplicadas, atingindo 112% de cobertura de segunda dose em pessoas com 18 anos ou mais, 94% de vacinação entre os adolescentes, 102% de cobertura para dose de reforço entre os idosos, que já estão se imunizando com mais uma dose de reforço, além de 58% das crianças imunizadas com ao menos uma dose. (Secom/PMV)

Leia também:

Prefeitura de Vila Velha realiza o segundo leilão em 2022
Servidores da Serra terão reajuste salarial de 10,06% em maio
Manaus inaugura primeiro cemitério indígena urbano do Brasil
Vitória: Famílias receberão alimentos arrecadados no Carnaval
Rio interditará trânsito para desfile das escolas de samba
Procon da Serra apreende 250 produtos na operação pásco
> ​​​​​​​Guarapari vai receber R$2 milhões de emenda para hospital
Prefeitura de Vitória realiza leilão de sucatas de bens móveis
Prefeitura da Serra vai revitalizar a praça de Serra Dourada II
Projeto Homem que é Homem é retomado em Guarapari

TAGS:
VITÓRIA | SERVIDORES | VACINAÇÃO | COVID-19 | SOLENIDADE