CIDADE

Vitória se prepara para Romaria dos Homens na Festa da Penha

A Guarda Municipal também vai disponibilizar drone para garantir a segurança do evento.

Em 12/04/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Leonardo Duarte/PMV

A Prefeitura de Vitória trabalha em várias frentes para deixar tudo organizado para os romeiros, de forma a proporcionar um ambiente agradável, seguro e tranquilo para momentos de fé e reflexão.

Está chegando a hora de um dos maiores eventos religiosos do País: a Festa da Penha 2023. Um dos momentos mais aguardados pelos fiéis e devotos de Nossa Senhora da Penha é a tradicional Romaria dos Homens, que será realizada no próximo sábado (15), a partir das 19 horas.

A Prefeitura de Vitória trabalha em várias frentes para deixar tudo organizado para os romeiros, de forma a proporcionar um ambiente agradável, seguro e tranquilo para momentos de fé e reflexão.

"Estamos preparando uma grande estrutura para receber milhares de romeiros e pessoas de várias partes do País. Tivemos a pandemia e, agora, é o momento de celebrar a fé e oferecer aos romeiros todas as condições para um percurso seguro e agradável", disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

O secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Luciano Forrechi, destacou que a expectativa da organização da Festa da Penha é de que a Romaria dos Homens receba 600 mil pessoas.

"Vitória está pronta para receber esses milhares de romeiros e turistas. O evento tem grande importância para a cidade e para o Estado. Para isso, montamos uma grande estrutura, com hidratação, segurança, banheiros e limpeza no percurso, de forma a acolher todas essas pessoas". 

Comunicação

Flashes da missa na Catedral de Vitória pelo Instagram
Promotoras com pirulitos contendo QR Code para download de filtro para o Instagram
Projeção de imagens dos romeiros na Catedral
Faixas e galhardetes no trajeto da Catedral até a Segunda Ponte saudando os romeiros
Totens para os participantes realizarem registros
Haverá também, dois pontos para hidratação dos romeiros: Parque Moscoso e rodoviária de Vitória.

Central de Serviços

A Central de Serviços vai instalar, no trecho entre a Catedral e a região da rodoviária de Vitória, 150 banheiros químicos. A pasta também fará a limpeza total do percurso na capital, além de instalar papeleiras.

Também será feito o reforço na pintura dos meios-fios nas vias por onde passará a romaria. Entre outras ações, estão:
- Recomposição de pedras portuguesas e reconstrução do canteiro no calçadão em frente à Catedral
- Pintura da escada de acesso à Catedral
- Pintura do guarda-corpo com balaústres em torno da Catedral
- Ação de tapa-buracos em torno da Catedral e Rua Caramuru- Recomposição de tampas e manutenção de calçada na Rua Caramuru
- Pintura, impermeabilização e manutenção da tubulação do chafariz
- Lavagem e capina das escadarias de acesso: Escadaria da Catedral, Escadaria São Diogo, Escadaria Dionísio Rosendo, Escadaria Bárbara Lindemberg, Escadaria Dr. Carlos Messina e Escadaria Maria Ortiz- Pintura dos bancos da praça da Catedral.

Roteiro
A saída é da Catedral Metropolitana, às 19 horas, pelas seguintes vias:
Rua José Marcelino
Rua São Francisco
Rua Caramuru
Rua Cais de São Francisco
Av. Cleto Nunes
Av. Marcos Azevedo
Av. Duarte Lemos
Av. Nair de Azevedo
Segunda Ponte

Guarda Municipal

A Guarda Municipal vai disponibilizar agentes de Trânsito, da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e de Proteção Comunitária para garantir a segurança da Romaria dos Homens.

Seis motociclistas da corporação darão apoio aos romeiros. A Guarda Municipal também vai disponibilizar drone para garantir a segurança do evento.

A Rua Professor Baltazar e a Rua José Marcelino (ao redor da Catedral ) serão interditadas a partir das 14 horas de sábado (15). A Avenida Jerônimo Monteiro será temporariamente interditada ao fim da missa que antecede a partida dos romeiros. 

O secretário da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, Amarilio Boni, ressoltou que o trabalho planejado pela Guarda Municipal estará ligado à Segurança Viária e à Segurança Pública.

"O trabalho da Guarda Municipal vai estar ligado à Segurança Viária e à Segurança Pública, com as interdições de algumas ruas e avenidas, sendo que, ao longo da caminhada dos romeiros, em todos os cruzamentos, teremos agentes e viaturas fazendo o acompanhamento do fluxo, além do nosso GTC dando segurança nas áreas mais vulneráveis, desde a descida do Palácio Anchieta, até a subida da Segunda Ponte", disse o secretário..

Poda e paisagismo

A área verde do entorno da Catedral Metropolitana de Vitória, na Cidade Alta, receberá serviços de poda e de manutenção da jardinagem dos canteiros.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) iniciou os serviços na região na manhã desta terça-feira (11). A previsão é que o trabalho de manutenção ocorra até a próxima sexta-feira (14). Estão envolvidos na atividade 27 profissionais, dentre jardineiros, encarregados, motoristas e equipes de paisagismo.

"A previsão é que o serviço de poda dure cerca de dois dias e o de paisagismo de três a quatro dias. Zelamos sempre pela cidade e queremos deixá-la ainda mais bonita para receber os romeiros de várias partes do país durante a Romaria dos Homens da Festa da Penha, principal evento religioso do Estado", apontou o secretário Municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger.

Leia também:

Guarda de Vitoria faz ação preventiva de acidentes de trânsito
Vila Velha: oportunidades de desenvolvimento para zona rural
Prefeitura de Anchieta vai reforçar a segurança nas escolas 
Unidade de Saúde de Coutinho será reformada e ampliada
Prefeitura vai reforçar segurança nas escolas de Linhares
Trânsito será interditado durante romarias da Festa da Penha
PMM convoca equipe para ampliação de segurança em escolas
Nova Venécia, entra para Mapa do Turismo Estadual e Nacional
Prefeitura de São Mateus reforça segurança nas escolas
Vila Velha: Ecoponto de recicláveis é inaugurado em Jabaeté
Prefeitura da Serra reforça as ações de segurança das escolas

TAGS:
VITÓRIA | ROMARIA | TRÂNSITO | FESTA DA PEMNHA | SEGURANÇA | EVENTO