CIDADE

Vitória 468 anos: Uma cidade de encantos, saudável e turística

Vitória é um convite à contemplação de belezas naturais e paisagens. Parabéns!

Em 08/09/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira - Secom/PMV

Uma cidade que encanta por suas belas paisagens, ilhas, praias e contornos. Essa é Vitória, que, neste domingo (8), comemora seu 468º aniversário. Com 104,3 km² de área, a cidade é uma das três capitais brasileiras localizadas em ilhas e conta com um arquipélago formado por 34 ilhas e uma região continental, apresentando um dos cenários litorâneos mais bonitos do País.

Centro Histórico

Além de permitir ao visitante observar e apreciar ricos aspectos históricos, arquitetônicos e culturais da cidade em sua caminhada pelo Centro Histórico, o traçado moderno e bem estruturado oferece toda infraestrutura necessária para uma estadia inesquecível.

Catedral Metropolitana é um dos monumentos históricos do Centro. Foto: Diego Alves

Moradores e turistas podem escobrir um pouco da formação da cidade. Os monumentos que compõem o Visitar Centro Histórico são uma boa opção: Catedral Metropolitana de Vitória, Convento de São Francisco, Igreja do Rosário, Igreja de São Gonçalo, Capela de Santa Luzia, Convento do Carmo e Theatro Carlos Gomes.

Parques

Parque Moscoso é o parque mais antigo da capita. Foto: Leonardo Silveira

A capital reúne ainda diversos parques naturais, nos quais é possível contemplar a natureza, se divertir com a família, se exercitar ou relaxar. Alguns deles são: Parque Moscoso, Parque Pedra da Cebola, Parque Horto de Maruípe, Parque da Fonte Grande, entre outros. 

Entretenimento

Além disso, a cidade está preparada para oferecer o melhor do entretenimento, com restaurantes sofisticados, bares com música ao vivo e boates que agitam a vida noturna e são um convite ao deleite dos visitantes.

Gastronomia

A gastronomia é outro grande atrativo. É impossível visitar a cidade e não experimentar a tradicional moqueca e torta capixabas servidos na panela de barro. O artefato é confeccionado pelas paneleiras no Galpão de Goiabeiras, um saber que vem passando por gerações há mais de 400 anos e é reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Há restaurantes para todos os gostos, passando pelas iguarias da culinária regional que encantam os turistas, até os mais sofisticados pratos da cozinha internacional. Além disso, a cidade vem apostando na realização de festivais gastronômicos para atrair mais visitantes e divulgar a culinária local.

Localização

Além dos seus atributos naturais e gastronômicos, a localização de Vitória é um fator estratégico para o desenvolvimento turístico local. A capital está próxima dos principais centros emissores de turistas do Brasil e dispõe de uma forte rede hoteleira. Eventos e negócios movimentam a cidade o ano inteiro.

Bus tour

Bus tour oferece uma experiência única para quem visita a ilha de Vitória. Foto: Leonardo Silveira

O passeio no ônibus panorâmico turístico com serviço de city tour, presente nas maiores cidades do mundo, oferece uma experiência única para quem visita a ilha de Vitória. Com a parte superior aberta, os passageiros percorrem as principais atrações turísticas da capital com uma vista ampla e privilegiada.

Turismo de lazer

As ações implementadas pela Prefeitura de Vitória para divulgar a cidade como destino turístico têm contribuído para o aquecimento do setor. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-ES), a taxa de ocupação hoteleira vem apresentando crescimento mês a mês.

No mês de julho, a média registrada apresentou crescimento de 10,65% na comparação com o mesmo período do ano passado. O diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Leonardo Krohling, destaca que o avanço é resultado da estruturação do setor.

"O crescimento do turismo de lazer está ligado ao trabalho realizado na capital, que tem reinventado a sua diversidade econômica, agora voltada para várias atividades, entre elas, o turismo. Vale destacar os investimentos na capacitação dos profissionais que atuam nos Centros de Atendimento ao turista (CATs) e Visitar Centro Histórico. Somente em 2019 foram realizadas seis capacitações", revela.

Mapa turístico

Todos os atrativos da cidade podem ser conferidos no mapa turístico "Vem para Vitória. Vem para a Ilha", disponível em hotéis, pousadas e pontos turísticos da capital. O material traz uma breve apresentação da cidade e traz dicas do que fazer, onde fotografar, o que comer, entre outras informações importantes. Dividido por segmentos, com o mapa o turista pode se locomover com tranquilidade e montar o roteiro de acordo com seu interesse.

Observação de baleias

Vitória também vem ganhando destaque no turismo de observação de baleias jubarte. A temporada 2019 de avistamento dos cetáceos começa em junho e segue até outrubro, com saídas do píer do Cais do Pescador, na Enseada do Suá.

Os passeios acontecem aos finais de semana e feriados, exceto quando as condições meteorológicas não permitirem o embarque. Famosas pelos seus saltos, as espécies podem ser vistas de 10 a 20 milhas náuticas (entre 20 a 40 quilômetros) de distância da costa da capital. O percurso até o local de observação dura, em média, cinco horas (entre ida e volta), com até três horas para contemplação das espécies.

Uma cidade cada vez mais esportiva e saudável

Vitória investe cada vez mais no esporte e na promoção da saúde e bem-estar de seus moradores. Não é a toa que a cidade é uma das capitais mais saudáveis do País, conforme a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018, do Ministério da Saúde.

A pesquisa leva em conta consumo de álcool, alimentos saudáveis, prática de atividades físicas e obesidade, por exemplo. A capital aparece em 7º lugar entre as cidades com menor incidência de excesso de peso, com 52,1% da população. 

Centro de Excelência de Ginástica e Lutas revela talentos do esporte. Foto: Mariana Garcia

Quanto à prática de atividades físicas pelo menos 150 minutos por semana, a capital está em 5º lugar no ranking de maior incidência.

Para alcançar esse resultado, são várias as ações adotadas pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp). 

Entrega de espaços esportivos, escolinhas, campeonatos, lei de incentivo ao esporte e outras atividades movimentam Vitória, que completa 468 no próximo dia 8.

"A Prefeitura de Vitória tem investido nas academias de forma geral para todas as idades, bem como nos espaços esportivos, sem contar as escolinhas e o fomento geral do esporte", disse o secretário de Esportes e Lazer, Antônio Louzada.

Centro de Excelência de Ginástica e Lutas

Oferece vagas para diversas modalidades esportivas, e o melhor, de graça. Com o intuito de descobrir novos talentos e incentivar os pequenos a praticar esportes, a Semesp ampliou a oferta de vagas no Centro de Excelência de Ginástica e Lutas (antigo Pé de Moleque), na Vila Rubim.

Aulas de aeróbica noturna levam bem-estar e qualidade de vida para moradores. Foto: Yuri Barichivich

Ginásticas artística e rítmica, capoeira e judô são as modalidades oferecidas. Mais de 800 crianças já fazem parte do projeto.

Academias
São mais de 50 Academias Populares da Pessoa Idosa (APPI´s) espalhadas pela capital. As antigas estruturas de ferro estão sendo substituídas por equipamentos de aço inox, mais resistentes à ação do tempo. Há ainda as Academias Populares, que contam com professor de musculação: Resistência, Itararé, Horto de Maruípe, Ilha de Santa Maria, Santo Antônio, Tabuazeiro e Goiabeiras.

Aeróbica noturna
O projeto Aeróbica Noturna é um projeto que contempla diversos bairros, como Santo Antônio, Jardim Camburi, Resistência, Goiabeiras, Jardim da Penha, Jesus de Nazareth, Ilha do Príncipe e São Pedro, e tem levado as pessoas a perder peso de forma saudável. Só no Tancredão, quase 200 alunos participam do projeto.

Escolinhas de esportes
O Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves (Tancredão) e outros diversos pontos da cidade recebem as escolinhas esportivas, nas mais diversas modalidades. Mais de 5 mil crianças participam dos projetos.

Copa Vitória das Comunidades
Acontece anualmente e toma conta dos bairros, incentivando o futebol amador. Em 2019, a Copa Vitória chega à 37ª edição.

Esporte na terceira idade
Aulas de hidroginástica, ginástica e voleibol são ofertadas para os idosos. 

Ciclofaixa e Rua de Lazer
Sempre aos domingos e feriados nacionais, são atração para a família e os esportistas. A ciclofaixa possui a extensão de 15,7 km e liga o Tancredão, no bairro Mário Cypreste, a Jardim Camburi.

Uma faixa em toda a orla fica exclusiva para os ciclistas das 7 às 15 horas. Todo o percurso é sinalizado com faixas e caixas vermelhas (sempre na faixa à direita) e separado do fluxo de trânsito por cones. As Ruas de Lazer acontecem no Centro e Camburi (Jardim da Penha e Jardim Camburi).

Bolsa Atleta

O Bolsa Atleta Municipal é referência em incentivo aos desportistas de alto rendimento. O objetivo é promover o esporte, incentivar os atletas da capital a investir na carreira e levar o nome da cidade para competições nacionais e internacionais.

O início da atual gestão foi marcado por reformulações no benefício: paratletas e o esporte não olímpico também passaram a ser contemplados. Atualmente, os atletas também podem, além do benefício municipal, receber outros tipos de benefícios. O Bolsa Atleta conta com 45 contemplados por ano. Com informações da SEGES/SUB-COM

Idosos recordam fatos e momentos marcantes da cidade

As lembranças de Vitória estão muito bem guardadas na memória de pessoas que nasceram, cresceram e aprenderam a amar a capital, que completa no próximo domingo (8) 468 anos. Entre elas, algumas particularidades. 

A vontade e a alegria de viver na cidade perduram no coração de muitos idosos que frequentam os Centros de Convivência para a Terceira Idade (CCTI´s).

Cidade presépio

"A minha infância foi muito boa. Fui criada na Praia do Canto, onde vivia muito solta e ao ar livre. Podia andar sozinha pelas ruas. Brincava de jogo de vôlei na rua Aleixo Neto. Já na minha adolescência, frequentei muito o Centro, que era um ponto cultural. Os amigos se reuniam lá", contou Alice Paranhos dos Anjos, 70.

Encontro de Todos os Ritmos vai reunir usuários de equipamentos da Semas. Foto: Carlos Antolini

Ela complementa: "Amo ser capixaba. Aqui é meu porto seguro. Aqui tenho minhas raízes, onde fui criada e passei minha vida. Tenho muito orgulho. Vitória é uma cidade linda e continua sendo a cidade presépio do Brasil", explicou Alice.

Baile

"Nasci em Alfredo Chaves, mas a minha juventude foi toda em Vitória. Lembro que, na década de 60, íamos muito aos bailes para dançar, seja uma boa valsa, mambo ou bolero, no Saldanha da Gama. Havia muito respeito dos rapazes. Era um tempo bom demais", disse Celestina Nascimento, 79.

Centro

"Lembro muito bem da minha rua, a rua do Rosário, no Centro. Era uma irmandade só. Antes de ser aterrada para ganhar um hotel, a gente brincava muito. Minha vida foi muito boa na região. Lembro muito bem da praça Costa Pereira, que era ponto de encontro dos namorados. Também andava muito de bonde e reboque quando criança. Outra coisa que me marcou muito foi o Theatro Carlos Gomes. Um tempo que não volta. Muita saudade boa", recordou Sonia Thore Rosalem, de 81 anos.

Paz

"Vim de Conceição da Barra em 1975. Sempre foi muito bom morar aqui. Traz muita paz pela tranquilidade que Vitória é. Além da harmonia que encontro aqui no meu bairro, em Jardim da Penha. Vitória é vida para mim", explicou Eliseth Calatroni, 73.

Bem-estar

"Vitória é uma ilha maravilhosa. Vitória, traz bem-estar por ser muito agradável. Gosto de caminhar tranquilamente todos os dias na praia. Recomendo a todos que puderem visitar e morar aqui", declarou Domingos Sávio Giacomelli, 78 anos.

Encontro de Todos os Ritmos

Para celebrar os 468 anos de Vitória e resgatar muitas outras histórias e lembranças, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) reuniu os idosos numa comemoração no último dia 6, às 14 horas, no Parque Moscoso. 

Conselho Municipal de Saúde de Vitória

Na noite da quarta-feira (4), tomaram posse os novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Vitória, para o biênio 2019/2021. A cerimônia contou com a presença de novos e antigos conselheiros e lideranças comunitárias.

Cerimônia de posse dos conselheiros de saúde aconteceu na sala anexa ao gabinete do prefeito. Foto: Diego Alves

Na cerimônia, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou a importância dos conselhos para a cidade, lembrando que, atualmente, a capital possui cerca de 3 mil conselheiros em diferentes áreas, como educação, meio ambiente, cultura, além da saúde.

"O conselho é o local da pluralidade, das visões diferenciadas sobre a mesma cena, e isso enriquece a visão da gestão. Nosso governo preza pela gestão compartilhada, onde todos somos prefeitos e trabalhamos para melhorar a prestação dos serviços”, afirma o prefeito Luciano Rezende.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL