CIDADE

Vitória aguarda repasse de vacinas do Governo Federal

A promessa do Governo é de normalizar a distribuição das vacinas em fevereiro.

Em 07/01/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Diego Alves/PMV

O Ministério da Saúde (MS), do Governo Federal, que é o órgão responsável pela distribuição das doses de vacina Pentavalente, que protege crianças de cinco doenças bacterianas tais como meningite, tétano, difteria, coqueluche e hepatite B, ainda não repassou as doses da vacina para os Estados. A vacina está em falta em postos de saúde de todo o País, inclusive na capital, Vitória, que aguarda o repasse.

O repasse realizado pelo órgão federal sofreu uma interrupção e a última remessa para o município de Vitória, foi recebida em novembro de 2019.

No entanto, a cobertura vacinal de Vitória é de 84,49%, um percentual maior que outros municípios vizinhos. A vacina é um imunobiológico disponibilizado exclusivamente pelo Ministério da Saúde (MS) aos Estados e as secretarias estaduais de Saúde são as responsáveis pela sua distribuição.

A promessa do Governo Federal é de normalizar a distribuição ainda em fevereiro, e para isso aguarda a liberação por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de 880 mil doses que aguardam a avaliação da agência reguladora. (Com informações da Prefeitura de Vitória)