CIDADE

Vitória/ES participou de encontro internacional de cidades integradas ao Waze.

Aplicativo de navegação gratuito e em tempo real que tem a maior rede de motoristas.

Em 17/11/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O subsecretário da Guarda Civil Municipal de Vitória, Edvandro Sipolatti, participou, na última semana de outubro, em Paris, na França, do Connected Citizens Summit, evento anual organizado pelo aplicativo Waze, aplicativo de navegação gratuito e em tempo real que tem a maior rede de motoristas do mundo.

O aplicativo compartilha informações anônimas do trânsito entre os usuários e também pode ser utilizado como ferramenta de comunicação entre os órgãos públicos e os cidadãos. A grande vantagem é poder oferecer aos condutores uma forma simples e eficaz de comunicação instantânea sobre o trânsito das cidades, favorecendo o deslocamento urbano e reduzindo a saturação de veículos em locais congestionados.

O evento reuniu parceiros do Programa Connected Citizens, um programa gratuito do Waze que promove a troca de informações de trânsito, cujo nome traduzido significa "cidadãos conectados", além de abordar experiências de prefeituras que atuam como colaboradoras da ferramenta e usuárias ativas.

Em Vitória, o aplicativo já recebe informações da Prefeitura com indicações de interdições programadas e outras alterações no trânsito.

Videomonitoramento 

Operadores do videomonitoramento da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) também utilizam o aplicativo para observar pontos de congestionamento e até acidentes que fogem do alcance de visualização das 120 câmeras espalhadas por toda a cidade. Com a ajuda do Waze, os guardas municipais podem sugerir o envio de agentes de trânsito a esses locais para que aconteçam alterações pontuais no trânsito.

Troca de experiências

Durante o evento, cada representante explicou como interage com o aplicativo e as experiências bem-sucedidas em suas respectivas cidades. No caso de Vitória, Edvandro explanou a parceria que está sendo feita com a cidade de Miraflores, no Peru, para o compartilhamento de informações a fim de que seja criada uma ferramenta própria de geolocalização, capaz de enviar dados de interdições de forma automática ao Waze, o que agilizaria o envio de dados ao aplicativo.

"O mais importante do encontro é a troca de experiências e a ampliação dos horizontes. Como aquela cidade está interagindo com a ferramenta? Determinado município desenvolveu um novo procedimento ou programa, e o que isso pode ser útil a nós, os participantes? A beleza do Waze, que é o compartilhamento de informações, também pode e deve ser promovida por esse grupo de cidades que se propõe a melhorar a mobilidade urbana com a ajuda da tecnologia", disse o subsecretário.

No Brasil, o Centro de Operações do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), a cidade de Petrópolis (Rio de Janeiro) e o Departamento de Transporte e Trânsito de Juiz de Fora (Minas Gerais) também fazem parte do programa e se juntam a outras cidades ao redor do mundo, como Los Angeles, Nova Iorque, Boston, Barcelona, Tel-Aviv, Sydney, entre outras.

Para fazer o download gratuito do aplicativo Waze para iOS ou Android, acesse http://www.waze.com.

Prefeitura Municipal de Vitoria